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Título: GOVERNANCE E MARKETING TERRITORIAL FATORES DE AFIRMAÇÃO E COMPETITIVIDADE DO TERRITÓRIO - CASO DE ESTUDO A CIDADE DA GUARDA.
Autores: Narciso, Fátima
Palavras Chave: Marketing Territorial
Governance
Marca
Identidade
Data: 2011
Relatório da Série N.º: 658 NAR
Resumo: Nas últimas décadas começou a desenhar-se um novo modelo de gestão pública – o modelo gestionário – caraterizado por fatores como a gestão profissional, a fragmentação das unidades administrativas, a competição, a adoção dos modelos de gestão empresarial, uma clara definição dos padrões de performance, a focalização nos resultados e a importância dada ao uso eficiente dos meios existentes. Neste novo modelo os diversos atores são chamados a fazer parte ativa dos assuntos da gestão do território. Consequentemente, estas alterações ao nível da administração pública acabam por influenciar e condicionar a modernização administrativa dos governos locais. É neste contexto que se colocam importantes desafios quer às organizações, quer aos territórios. Assim a capacidade de orientar e decidir a organização e regulamentação do território depende de um eficaz e eficiente sistema de governance. Este sistema tem um papel central na dinâmica do território através de projetos que define: a política regional, o modo de organização, a regulamentação das atividades locais e modalidades de compromissos entre os atores locais e a criação regional de marketing territorial. Tendo em conta esta evolução ao nível da gestão territorial, o objetivo desta dissertação consiste em aferir a possibilidade de analisar o funcionamento e organização do sistema de governance local na comunicação e marketing do território, como estratégia de afirmação dos territórios periféricos, de modo a aumentar a sua competitividade. Para atingir este propósito, organiza-se o presente trabalho em duas partes: na primeira explanam-se alguns conceitos fundamentais ao nível da gestão territorial, explicando em que consiste a governance e o marketing territorial e aferindo o modo como podem ser determinantes para a evolução de um dado território. Com base nestas reflexões, parte-se para um estudo empírico, aplicado à cidade da Guarda, visando procurar indicadores de imagem e de definição de uma marca para a cidade, reforçando, assim, a sua identidade. Este trabalho empírico ancora-se na realização de um inquérito à população da cidade e no tratamento estatístico dos dados obtidos, com recurso à ferramenta SPSS versão19. Os resultados obtidos (numa amostra de 400 inquiridos) proporcionaram a identificação de caminhos a seguir na construção da imagem da cidade, sustentada no marketing territorial, nomeadamente através da sua ferramenta de comunicação.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1128
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