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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/1270

Título: Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autores: Santos, Maria
Palavras Chave: Ensino Supervisionado
Matemática
Geometria
Professor
Data: Oct-2011
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 SAN
Resumo: Este Relatório Final tem por objectivo apresentar uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e decorre de um processo de estágio desenvolvido numa turma do quarto e primeiro anos, bem como uma investigação sobre um tema relevante para despertar o gosto pela Matemática. Iniciamos o Relatório com uma abordagem ao meio em que a escola está inserida e reflectimos sobre as condicionantes que o mesmo pode ter no ensino aprendizagem. Seguidamente, além da reflexão, faz-se uma contextualização e referência às actividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, nas áreas da Língua Portuguesa, Expressão e Educação Físico-Motora, Expressão e Educação Musical, Expressão e Educação Dramática, Expressão e Educação Plástica, Estudo do Meio, Matemática e Educação Cívica. No que se refere à parte de investigação, partindo da experiência pessoal, da revisão bibliográfica de trabalhos de diversos autores, analisa-se a importância do contacto precoce com a Matemática como agente facilitador do processo de aprendizagem e do gosto por essa mesma Matemática, bem como dos factores que podem estimular o interesse por essa ciência ao longo da vida. Nesta sequência é apresentada uma proposta de trabalho, motivadora para a aprendizagem da Matemática, levando os alunos a desenvolver capacidades de visualização, através de experiências concretas, com uma diversidade de objectos geométricos. Com este trabalho pretendeu-se investigar se os alunos melhoram o gosto e o desempenho na área da Matemática, se forem despertados pelos adultos, educadores e professores a reflectir e, estimulados desde cedo, de uma forma lúdica e diversificada, aproveitando as coisas do dia a dia e de interesse e conhecimento das crianças, para o desenvolvimento matemático. Tentámos também investigar que procedimentos adoptar, quando para um aluno a Matemática tem uma conotação um pouco negativa. O interesse por esta temática deve-se ao facto de ser um tema pertinente, mesmo tendo em consideração que, ultimamente, a esta temática é dada uma atenção crescente por parte dos educadores e, ao facto de acreditarmos no papel fundamental que o professor tem em todo o processo de ensino aprendizagem. A metodologia adoptada foi, com base no nosso conhecimento pessoal, fruto de muitos anos de docência no ensino elementar, investigar o problema de motivar as crianças a gostarem de Matemática com prazer, e desenvolverem desse modo as suas competências no domínio da Matemática. O nosso contributo pendeu para a Geometria, com a elaboração de fichas originais, no sentido de estas poderem ser uma mais valia para motivar os alunos e despertar o seu gosto, criatividade e desempenho nesse campo da Matemática e deste modo contribuir para a sua motivação geral para Matemática e suas aplicações.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1270
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

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