DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/1279

Título: Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autores: Mendonça, Sara
Palavras Chave: ensino básico
jogos tradicionais
Data: Nov-2011
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 MEN
Resumo: O presente relatório final reflete o percurso de estágio desenvolvido numa turma de 15 alunos do 4º ano de escolaridade da escola do ensino básico Augusto Gil. Após o enquadramento institucional, organizacional e administrativo do estabelecimento em apreço, segue-se a caraterização socioeconómica e sociopedagógica da turma. Assim, a turma era constituída por alunos bastante interessados e empenhados no seu trabalho, alguns dos quais referenciados com necessidades educativas especiais e que se esforçavam e obtinham resultados num processo de inclusão bem sucedido. Sendo este relatório de estágio referente à prática de ensino supervisionada, pode ler-se uma reflexão das regências realizadas e de todos os aspetos positivos e negativos das atividades planificadas. Por último encontra-se um estudo relativo aos jogos tradicionais. Constatando que, nos intervalos, muitas crianças brincavam individualmente com recurso a jogos das novas tecnologias, tornou-se necessário e interessante aprofundar o tema intitulado de: “jogos tradicionais, jogos intemporais”. Deste estudo conclui-se que os professores do 1º CEB têm um papel importante na perpetuação do património cultural dos jogos tradicionais, sendo estes um meio propiciador do desenvolvimento psicomotor da criança.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1279
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
PES - Sara Margarida P Mendonça.pdf1462KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega