Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/1279
|
Título: | Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
Autores: | Mendonça, Sara |
Palavras Chave: | ensino básico jogos tradicionais |
Data: | Nov-2011 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 373.3 MEN |
Resumo: | O presente relatório final reflete o percurso de estágio desenvolvido numa turma de 15 alunos do 4º ano de escolaridade da escola do ensino básico Augusto Gil. Após o enquadramento institucional, organizacional e administrativo do estabelecimento em apreço, segue-se a caraterização socioeconómica e sociopedagógica da turma. Assim, a turma era constituída por alunos bastante interessados e empenhados no seu trabalho, alguns dos quais referenciados com necessidades educativas especiais e que se esforçavam e obtinham resultados num processo de inclusão bem sucedido. Sendo este relatório de estágio referente à prática de ensino supervisionada, pode ler-se uma reflexão das regências realizadas e de todos os aspetos positivos e negativos das atividades planificadas. Por último encontra-se um estudo relativo aos jogos tradicionais. Constatando que, nos intervalos, muitas crianças brincavam individualmente com recurso a jogos das novas tecnologias, tornou-se necessário e interessante aprofundar o tema intitulado de: “jogos tradicionais, jogos intemporais”. Deste estudo conclui-se que os professores do 1º CEB têm um papel importante na perpetuação do património cultural dos jogos tradicionais, sendo estes um meio propiciador do desenvolvimento psicomotor da criança. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/1279 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
PES - Sara Margarida P Mendonça.pdf | | 1462Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|