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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/1285

Título: Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autores: Eiras, Maria
Palavras Chave: Educação para Saúde
Higiene Individual
Escola
Data: Oct-2011
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 EIR
Resumo: No âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizou-se um período de estágio do qual como súmula foi solicitado um Relatório Final de Estágio. O estágio decorreu no Agrupamento de escolas do Sabugal em três turmas (duas do 5º e uma do 6º ano), com a presença dos cooperantes e respectivos orientadores e da mestranda. Para cada uma das turmas, elaborou-se um dossier de estágio para cada área curricular: Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências da Natureza. Foram leccionadas dezasseis sessões, quatro de 90 minutos em cada área curricular: seis foram supervisionadas e as restantes foram observações lectivas. Este processo teve início a três de Março do corrente ano, e terminou a seis de Junho. A escola tem sido considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde por reunir crianças em faixas etárias propícias à adopção de medidas educativas e preventivas. O tema seleccionado intitula-se “Educar para a Saúde - Escola: espaço importante de informação em Higiene Individual. Os Cinco Gestos de Bem-estar”. A execução desta proposta tem como objectivos: estimular a comunidade para a prática de normas de higiene no quotidiano; verificar que a sobrevivência e o bem-estar humano dependem de hábitos individuais de alimentação equilibrada, de higiene e de actividade física; revelar a importância que determinadas rotinas individuais e comunitárias contribuem para a qualidade de vida. Assim, a higiene compreende um conjunto de normas e atitudes para que cada pessoa possa manter uma relação equilibrada e harmoniosa consigo própria e com o meio que a rodeia. Estas atitudes, que permitem ao indivíduo ter uma boa higiene individual são: limpeza, normas e postura/ergonomia, alimentação, exercício físico e sono. É proposto um trabalho de projecto “Os Cinco Gestos de Bem-estar”, como estratégia para a promoção da educação de normas de higiene individual, no 6ºano de escolaridade. Ao longo do ano lectivo serão disponibilizadas cinco semanas para que se possa desenvolver cada atitude, na área curricular de Ciências da Natureza. No último dia do ano lectivo, a turma pode criar um “Roteiro dos Cinco Gestos de Bem-estar”, onde participarão as turmas que o desejarem, com o objectivo de transmitir à comunidade escolar, o que os alunos aprenderam ao longo do ano. É fundamental encontrar estratégias eficazes no 1.º e 2.º Ciclos, para a promoção de um estilo de vida saudável.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1285
Aparece nas Colecções:Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

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