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Título: Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autores: Adriano, Paulo
Palavras Chave: língua portuguesa
prática pedagógica
Data: Oct-2011
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 ADR
Resumo: O presente relatório foi o culminar de um percurso formativo integrado na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, e reflete um percurso formativo seguido durante estes dois anos em que me vi confrontado com novos desafios. Ao fim de vinte anos de serviço, faço um novo estágio em ensino, tendo, para isso, que mexer nas minhas memórias de planificações, definições de objetivos / competências e implementação de estratégias motivadoras para captar a atenção de alunos que já me conheciam como professor de língua portuguesa e não me viam como professor de outras áreas disciplinares. Assim, o relatório divide-se em três partes. Uma primeira, onde se enquadra institucionalmente a prática pedagógica, caracterizando o meio e as turmas onde esta foi desenvolvida. Uma segunda parte, onde é feita uma reflexão sobre a importância da prática pedagógica supervisionada (PES) num mestrado profissionalizante como este foi, e onde se apresentam experiências de ensino – aprendizagem realizadas ao longo da PES. Aqui aparecem considerações sobre alguns momentos de aprendizagem, analisam-se as dificuldades sentidas e os resultados das estratégias utilizadas. Dessas experiências ressalta, essencialmente, a importância da preparação científico - pedagógica que o professor deve ter para ultrapassar alguns obstáculos que, previsivelmente no meu caso, podem surgir durante a prática de ensino. Uma terceira parte onde é feita uma abordagem ao ensino experimental das ciências no segundo ciclo. A escolha deste tema prendeu-se com a perceção da ausência de aulas dedicadas ao ensino das ciências de forma mais motivadora e indutora de sucesso, apesar de haver condições para que tal ensino se pratique. Foi feita leitura de literatura alusiva ao tema, ao mesmo tempo que se constatou que na escola onde trabalho, quer por comodismo, quer por falta de motivação, por falta de tempo ou por falta de formação adequada aos professores de ciências, o ensino experimental das ciências não se concretiza. Foi justamente esse facto que me levou a optar por aulas práticas durante a PES em ciências da natureza numa turma de sexto ano.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1286
Aparece nas Colecções:Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

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