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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/1287

Título: Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autores: Fraga, Sandra
Palavras Chave: Escola
Ensino
Aprendizagem
Familia
Data: Oct-2011
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 SAN
Resumo: O presente relatório foi realizado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. O objectivo da primeira parte deste trabalho, consiste em dar a conhecer as principais informações do contexto de intervenção/acção das regências efectuadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. A segunda parte visa caracterizar e reflectir acerca das experiências de ensino/aprendizagens ocorridas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Neste momento do relatório, é apresentada uma estrutura de auto-análise reflexiva e avaliativa, em que são analisados alguns momentos de aprendizagem, dificuldades sentidas e os resultados de algumas estratégias utilizadas. No decorrer desta análise, ressalta-se não só a importância da preparação que é necessária para muitas vezes se conseguirem ultrapassar obstáculos, mas também a utilidade de se considerarem as concepções dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. Quanto à parte de investigação, é abordado um tema transversal e transdisciplinar não só em termos disciplinares, mas também em termos de níveis de ensino – a relação entre a escola e a família. Na componente teórica, especifico a relação entre ambas as instituições e realço o papel da escola como uma organização para a educação. A investigação sobre a temática da relação existente entre a escola e a família implica a reflexão sobre as minhas práticas de ensino passadas, mas também à análise das práticas futuras. Esta investigação, de natureza descritiva e interpretativa, incidiu sobre a relação e interacção existentes entre a escola e os encarregados de educação. Foram recolhidos dados relativos à percepção dos docentes do Agrupamento de Escolas de Mangualde. Esta investigação apresenta algumas limitações, que conduzem à reflexão sobre possíveis sugestões para estudos futuros no domínio de pesquisas feitas sobre a interacção entre a escola e a família.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1287
Aparece nas Colecções:Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

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