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http://hdl.handle.net/10314/1287
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Título: | Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
Autores: | Fraga, Sandra |
Palavras Chave: | Escola Ensino Aprendizagem Familia |
Data: | Oct-2011 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 SAN |
Resumo: | O presente relatório foi realizado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.
O objectivo da primeira parte deste trabalho, consiste em dar a conhecer as principais informações do contexto de intervenção/acção das regências efectuadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada.
A segunda parte visa caracterizar e reflectir acerca das experiências de ensino/aprendizagens ocorridas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Neste momento do relatório, é apresentada uma estrutura de auto-análise reflexiva e avaliativa, em que são analisados alguns momentos de aprendizagem, dificuldades sentidas e os resultados de algumas estratégias utilizadas. No decorrer desta análise, ressalta-se não só a importância da preparação que é necessária para muitas vezes se conseguirem ultrapassar obstáculos, mas também a utilidade de se considerarem as concepções dos alunos no processo de ensino/aprendizagem.
Quanto à parte de investigação, é abordado um tema transversal e transdisciplinar não só em termos disciplinares, mas também em termos de níveis de ensino – a relação entre a escola e a família. Na componente teórica, especifico a relação entre ambas as instituições e realço o papel da escola como uma organização para a educação. A investigação sobre a temática da relação existente entre a escola e a família implica a reflexão sobre as minhas práticas de ensino passadas, mas também à análise das práticas futuras. Esta investigação, de natureza descritiva e interpretativa, incidiu sobre a relação e interacção existentes entre a escola e os encarregados de educação. Foram recolhidos dados relativos à percepção dos docentes do Agrupamento de Escolas de Mangualde. Esta investigação apresenta algumas limitações, que conduzem à reflexão sobre possíveis sugestões para estudos futuros no domínio de pesquisas feitas sobre a interacção entre a escola e a família. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/1287 |
Aparece nas Colecções: | Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
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