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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/1296

Título: Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autores: Peixoto, Olga
Palavras Chave: infância
brincar
recreio escolar
jogos
Data: Sep-2012
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 PEI
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2º ano do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, ministrado no Instituto Politécnico da Guarda. O processo de Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvido numa turma do 4º ano do Ensino Básico, sendo de salientar a forma como foi vivida a relação pessoal, como foi aceite e respeitado o poder e o saber de cada interveniente, bem como a relevância da supervisão pedagógica. Utilizámos estratégias que propiciaram o desenvolvimento de capacidades, atitudes e conhecimentos que foram fundamentais para o desenvolvimento de competências nas dimensões cognitivas, comunicacionais e técnicas. Tendo em conta que a gestão do tempo de lazer na infância é um problema da sociedade moderna, pretendemos verificar se as crianças brincam e de quanto tempo dispõem para o fazer. Na sequência dessa questão, pretendemos também averiguar a que brincam e a que jogam e qual a utilização que fazem dos dois vocábulos. O estudo envolveu 60 crianças e o instrumento utilizado foi o questionário, por nós construído para o efeito. Os resultados mostram que todas as crianças gostam de brincar, costumam brincar às apanhadas e às escondidas, maioritariamente brincam no recreio da escola, com os colegas, durante trinta minutos. Costumam jogar em casa, no computador, com os irmãos, durante uma hora. Vulgarmente usam o vocábulo brincar, embora em alguns casos o utilizem para mencionar jogos. O estudo realizado fundamentou-se na realidade atual, em que temas, como a importância de brincar na infância e a ocupação dos tempos livres das crianças, são largamente debatidos.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1296
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

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