|
Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/1306
|
Título: | Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
Autores: | Oliveira, Isabel J P |
Palavras Chave: | Prática de Ensino Supervisionada Pré-Escolar Valores Sociológicos/ morais Projeto |
Data: | Oct-2012 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 373.3 OLI |
Resumo: | O presente relatório diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, a qual está integrada no currículo do Mestrado em Educação Pré-escolar e Primeiro Ciclo do Ensino básico. Inicialmente serão apresentadas as instituições de ensino onde foram realizados os estágios curriculares, nomeadamente espaços físicos interiores e exteriores, recursos e caraterização dos grupos.
Dedicamos especial atenção à temática dos valores, pois o ser humano necessita de construir de forma segura e vincada a sua personalidade, tendo em conta os valores aceites pela sociedade, para que nela se integre e saiba discernir o bem do mal, o correto do incorreto. Os anos de educação pré-escolar correspondem a uma faixa etária (3 a 6 anos) fundamental no desenvolvimento da personalidade e na interiorização de normas sociais. Assim se poderá compreender o porquê da escolha da temática, no âmbito dos valores, e de como esta foi implementada transversalmente em ambiente pré-escolar.
Para que fosse possível realçar este aspeto tão crucial à formação de cidadãos, concretizámos um projeto que proporcionou a planificação, e devida realização de atividades exploradas transversalmente em todas as áreas de conteúdo. Neste contexto, pretendemos contribuir para a construção, no interior de cada criança, de um cidadão competente e preocupado com o outro, tomando atitudes conscientes, interiorizadas e seguras, ao longo das mais diversas situações vivenciadas no decorrer da sua vida.
A elaboração deste projeto perspetivava a modificação dos comportamentos exibidos pelo grupo. Desta forma, graças à fase de avaliação, comprovámos a sua gradual e positiva alteração, quer em relação à educadora, quer aos diversos elementos do grupo, sendo visível a crescente cooperação, amizade e a consciencialização progressiva de cada um, como ser único e respeitável. Globalmente as crianças revelaram uma evolução comportamental favorável e a aquisição de competências fulcrais à vida em sociedade. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/1306 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
PES - Isabel Oliveira.pdf | | 4359Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|