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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/1311

Título: Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autores: Silva, Natália M R
Palavras Chave: Organização e Tratamento de Dados
O jogo na Aprendizagem Matemática
Data: Sep-2012
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 SIL
Resumo: O Regulamento 82/2012, publicado em Diário da República em 28 de fevereiro 2012, regulamenta a Prática de Ensino Supervisionada (PES), sendo esta objeto de relatório final, “dos ciclos de estudos conducentes ao grau mestre previstos no Decreto -Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro.” Este relatório pretende apresentar as atividades desenvolvidas ao longo da PES I e II, bem como uma reflexão crítica sobre as mesmas. Na reflexão das atividades são ainda evidenciadas algumas das aprendizagens adquiridas no decorrer da nossa prática letiva. A PES I decorreu, no ensino Pré-Escolar, nomeadamente, no Jardim de Infância do Bairro da Luz, com um grupo heterogéneo de onze crianças, com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos. A PES II, no 1.º ciclo do Ensino Básico decorreu na Escola Básica da Estação, com uma turma de 4.º ano. Por razões logísticas, realizámos a Prática de Ensino Supervisionada na escola sede do Agrupamento de Escolas de São Miguel, Escola EB2,3 de São Miguel. No decorrer da prática letiva entendemos oportuno produzir alguns materiais, para lecionarmos determinados tópicos na Área da Matemática, no 1.º ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se fazer incidir o nosso estudo “Estudo para a resolução de um problema pedagógico” na área da Matemática e, optou-se por desenvolver o tópico matemático “A Organização e Tratamento de Dados (OTD) ”. A OTD foi um tópico introduzido recentemente no Programa de Matemática do Ensino Básico (2007), assim como as Capacidades Transversais. Pelo facto de este ser um tópico recente o nosso estudo foi conduzido no sentido de se poder responder a algumas questões: O porquê da inclusão deste tema no novo programa? O que pensam os professores do 1ºCEB acerca deste tema e sobre a sua importância? Quais as possíveis metodologias que podem ser adotadas no ensino deste tema? Numa tentativa de se obter uma resposta para as questões colocadas foi feita uma revisão bibliográfica sobre a OTD, completando com o pensamento de vários autores. Nesta revisão bibliográfica fez-se também referência ao papel do professor no ensino da Matemática. Por fim, é apresentada a proposta de uma prática docente para a lecionação da OTD que foi concretizada com a turma de quarto B, na Escola EB1 da Estação.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1311
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

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