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Título: Intervenção da Comunidade Escolar Face ao Bullying
Autores: Luis, Jennifer
Palavras Chave: Enfermagem Pediátrica
Saúde do Adolescente
Violência
Bullying
Data: Oct-2012
Editora: Instituto Politecnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 333 LUI
Resumo: Com bastante frequência, somos alertados para situações de violência que ocorrem, nas escolas, entre os jovens. Este facto não é novo mas está a ser motivo de preocupações e interesse para os próprios alunos, pais, profissionais da educação e da saúde e comunicação social (Oliveira, 2006) O Bullying é um fenómeno devastador que pode vir a afetar a auto-estima e a saúde mental das crianças. Geralmente ocorre quando o adolescente é mais suscetível ou vulnerável às agressões verbais ou morais que lhes causam angústia e dor, principalmente quando ocorrido em ambiente escolar traduzindo-se como forma de exclusão social. Pode desencadear alguns problemas de saúde tais como anorexia, bulimia, depressão, ansiedade e até mesmo suicídio. A enfermagem, pautada com princípios de prevenir as consequências de diversos males, preocupa-se também com as consequências traumáticas que o bullying causa na criança/ adolescente. Este trabalho de investigação tem como objetivo conhecer o papel da comunidade escolar na prevenção do bullying. Foi utilizada uma pesquisa do tipo quantitativa, de carácter descritivo-correlacional, tendo como objetivo conhecer a intervenção da comunidade escolar (professores/assistentes operacionais) perante a prevenção de Bullying. O referencial teórico discute o conceito de bullying, os tipos que existem, características dos provocadores e das vítimas bem como as intervenções preventivas na violência. Os dados foram colhidos junto de professores e assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas de Trancoso. A técnica de colheita de dados utilizada foi a aplicação de um questionário. O questionário foi aplicado a 215 indivíduos dos quais 60,5% eram do género feminino. Metade dos inquiridos tinha, pelo menos, 41 anos. No que concerne às habilitações literárias, 46,5% possuíam o Ensino Superior e apenas 19,1% do 3º Ciclo do Ensino Básico. A maioria dos elementos da amostra (50,4%) pertencia à categorial profissional de Assistente Operacional. Em relação ao tempo de trabalho com crianças, os elementos da amostra possuíam uma média de 10 a 15 anos de experiência. As variáveis em estudo, mostraram que existe uma relação entre o conhecimento e o bullying, ou seja, maior nível de conhecimentos demonstra a adoção de mais atitudes preventivas.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1318
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E SIP - Intervenção da Comunidade Escolar Face ao Bullying - Jennifer Sophie Barreiros Luís.pdf2007KbAdobe PDFVer/Abrir
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