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Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/1318

Registo Completo

Campo DCValorIdioma
contributor.authorLuis, Jenniferpor
date.accessioned2013-03-17T13:41:26Zpor
date.available2013-03-17T13:41:26Zpor
date.issued2012-10por
identifier.urihttp://hdl.handle.net/10314/1318por
description.abstractCom bastante frequência, somos alertados para situações de violência que ocorrem, nas escolas, entre os jovens. Este facto não é novo mas está a ser motivo de preocupações e interesse para os próprios alunos, pais, profissionais da educação e da saúde e comunicação social (Oliveira, 2006) O Bullying é um fenómeno devastador que pode vir a afetar a auto-estima e a saúde mental das crianças. Geralmente ocorre quando o adolescente é mais suscetível ou vulnerável às agressões verbais ou morais que lhes causam angústia e dor, principalmente quando ocorrido em ambiente escolar traduzindo-se como forma de exclusão social. Pode desencadear alguns problemas de saúde tais como anorexia, bulimia, depressão, ansiedade e até mesmo suicídio. A enfermagem, pautada com princípios de prevenir as consequências de diversos males, preocupa-se também com as consequências traumáticas que o bullying causa na criança/ adolescente. Este trabalho de investigação tem como objetivo conhecer o papel da comunidade escolar na prevenção do bullying. Foi utilizada uma pesquisa do tipo quantitativa, de carácter descritivo-correlacional, tendo como objetivo conhecer a intervenção da comunidade escolar (professores/assistentes operacionais) perante a prevenção de Bullying. O referencial teórico discute o conceito de bullying, os tipos que existem, características dos provocadores e das vítimas bem como as intervenções preventivas na violência. Os dados foram colhidos junto de professores e assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas de Trancoso. A técnica de colheita de dados utilizada foi a aplicação de um questionário. O questionário foi aplicado a 215 indivíduos dos quais 60,5% eram do género feminino. Metade dos inquiridos tinha, pelo menos, 41 anos. No que concerne às habilitações literárias, 46,5% possuíam o Ensino Superior e apenas 19,1% do 3º Ciclo do Ensino Básico. A maioria dos elementos da amostra (50,4%) pertencia à categorial profissional de Assistente Operacional. Em relação ao tempo de trabalho com crianças, os elementos da amostra possuíam uma média de 10 a 15 anos de experiência. As variáveis em estudo, mostraram que existe uma relação entre o conhecimento e o bullying, ou seja, maior nível de conhecimentos demonstra a adoção de mais atitudes preventivas.por
language.isoporpor
publisherInstituto Politecnico da Guardapor
relation.ispartofseries333 LUIpor
rightsopenAccesspor
subjectEnfermagem Pediátricapor
subjectSaúde do Adolescentepor
subjectViolênciapor
subjectBullyingpor
titleIntervenção da Comunidade Escolar Face ao Bullyingpor
typemasterThesispor
Aparece nas Colecções:Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
E SIP - Intervenção da Comunidade Escolar Face ao Bullying - Jennifer Sophie Barreiros Luís.pdf2007KbAdobe PDFVer/Abrir