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http://hdl.handle.net/10314/1318
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Registo Completo
Campo DC | Valor | Idioma |
contributor.author | Luis, Jennifer | por |
date.accessioned | 2013-03-17T13:41:26Z | por |
date.available | 2013-03-17T13:41:26Z | por |
date.issued | 2012-10 | por |
identifier.uri | http://hdl.handle.net/10314/1318 | por |
description.abstract | Com bastante frequência, somos alertados para situações de violência que ocorrem,
nas escolas, entre os jovens. Este facto não é novo mas está a ser motivo de preocupações e
interesse para os próprios alunos, pais, profissionais da educação e da saúde e comunicação
social (Oliveira, 2006)
O Bullying é um fenómeno devastador que pode vir a afetar a auto-estima e a saúde
mental das crianças. Geralmente ocorre quando o adolescente é mais suscetível ou vulnerável
às agressões verbais ou morais que lhes causam angústia e dor, principalmente quando
ocorrido em ambiente escolar traduzindo-se como forma de exclusão social. Pode
desencadear alguns problemas de saúde tais como anorexia, bulimia, depressão, ansiedade e
até mesmo suicídio. A enfermagem, pautada com princípios de prevenir as consequências de
diversos males, preocupa-se também com as consequências traumáticas que o bullying causa
na criança/ adolescente. Este trabalho de investigação tem como objetivo conhecer o papel da
comunidade escolar na prevenção do bullying.
Foi utilizada uma pesquisa do tipo quantitativa, de carácter descritivo-correlacional,
tendo como objetivo conhecer a intervenção da comunidade escolar (professores/assistentes
operacionais) perante a prevenção de Bullying. O referencial teórico discute o conceito de
bullying, os tipos que existem, características dos provocadores e das vítimas bem como as
intervenções preventivas na violência. Os dados foram colhidos junto de professores e
assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas de Trancoso. A técnica de colheita de
dados utilizada foi a aplicação de um questionário.
O questionário foi aplicado a 215 indivíduos dos quais 60,5% eram do género
feminino. Metade dos inquiridos tinha, pelo menos, 41 anos. No que concerne às habilitações
literárias, 46,5% possuíam o Ensino Superior e apenas 19,1% do 3º Ciclo do Ensino Básico.
A maioria dos elementos da amostra (50,4%) pertencia à categorial profissional de
Assistente Operacional. Em relação ao tempo de trabalho com crianças, os elementos da
amostra possuíam uma média de 10 a 15 anos de experiência.
As variáveis em estudo, mostraram que existe uma relação entre o conhecimento e o
bullying, ou seja, maior nível de conhecimentos demonstra a adoção de mais atitudes
preventivas. | por |
language.iso | por | por |
publisher | Instituto Politecnico da Guarda | por |
relation.ispartofseries | 333 LUI | por |
rights | openAccess | por |
subject | Enfermagem Pediátrica | por |
subject | Saúde do Adolescente | por |
subject | Violência | por |
subject | Bullying | por |
title | Intervenção da Comunidade Escolar Face ao Bullying | por |
type | masterThesis | por |
Aparece nas Colecções: | Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria
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Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
E SIP - Intervenção da Comunidade Escolar Face ao Bullying - Jennifer Sophie Barreiros Luís.pdf | | 2007Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
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