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http://hdl.handle.net/10314/1328
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Título: | Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
Autores: | Marques, Luís V M |
Palavras Chave: | Matemática Música metodologia interdisciplinaridade |
Data: | Aug-2012 |
Editora: | Instituto Politecnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 MAR |
Resumo: | O fraco rendimento dos alunos na disciplina de matemática é uma realidade a que vimos assistindo, anualmente, nas escolas aquando do lançamento das classificações. Este facto deve ser motivo de preocupação para os profissionais da área e para a escola enquanto instituição de ensino, e razão bastante para serem colocadas várias interrogações acerca das práticas letivas que se têm exercido.
Se é verdade que a matemática sendo uma ciência agregacionista e construtivista não perde validade, é verdade também que necessita de atualizar-se no que concerne ao seu método de ensino e, embora já prevista no Currículo Nacional do Ensino Básico, a articulação com as outras áreas curriculares, nomeadamente com a música, uma vez que é inegável a existência de um tronco comum que une estas duas vertentes disciplinares, a realidade é que as práticas são muitas vezes esvaziadas de sentido para os alunos.
Este estudo que propomos, pretende um olhar sobre as práticas letivas dos profissionais docentes dos grupos 2301 e 2502, tendo em vista uma ação posterior que o complemente. Neste seguimento é nosso propósito dar a conhecer a correlação existente entre a música e a matemática, fazendo uma abordagem histórica desde o seu alvorecer, na perspetiva de motivar os profissionais das áreas referidas e de os levar a desenvolver conjuntamente um trabalho multidisciplinar capaz de enaltecer o campo educativo, e o ato de ensinar através da apresentação de possíveis estratégias no campo metodológico e didático.
Acreditamos e defendemos que é mediante a interação entre alunos, professores e conteúdos que se viabilizam as maiores possibilidades de correlações entre as diversas áreas do conhecimento e se fomenta um maior e melhor aprendizado. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/1328 |
Aparece nas Colecções: | Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
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