Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/1332
|
Título: | Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
Autores: | Campos, Susana |
Palavras Chave: | Educação em Ciências da Natureza Manual Escolar Obstáculos Didáticos Atividades Experimentais |
Data: | Nov-2012 |
Editora: | Instituto Politecnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 CAM |
Resumo: | Neste relatório, está explícito todo o percurso da Prática de Ensino Supervisionada, quer no 1º CEB quer no 2º CEB durante estes dois anos de estudo em que consista o mestrado.
O sentido de viragem de mais uma página está exposto neste relatório, onde se tenta evidenciar e mostrar todo o empenho e dedicação no que concerne à Prática de Ensino Supervisionada. Este relatório mostra explicitamente a importância do estágio em cada palavra que se aprende a dar sentido.
Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), barreiras e obstáculos foram ultrapassados e foram realizadas diferentes aprendizagens. Este relatório reflete, criticamente, a experiência vivenciada ao longo do estágio curricular, realçando todos os obstáculos ultrapassados e todas as aprendizagens realizadas.
No que concerne à elaboração do capítulo III, tornou-se fulcral perceber se o ensino das ciências experimentais no contexto de sala de aula, promove e é efetivamente um estratégia facilitadora das aprendizagens dos alunos e se por outro lado o manual escolar pode ser ou não considerado com um obstáculo didático a essas mesmas aprendizagens.
Assim sendo, e após uma reflexão critica ao manual escolar adotado pela escola onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada no 2º CEB, evidenciam-se todas as dificuldades que se encontraram, assim como as estratégias que foram adotadas para que as atividades experimentais fossem efetivamente concretizáveis no contexto de sala de aula.
O manual escolar é o principal elemento de acesso do aluno à ciência e é também um dos principais instrumentos didáticos utilizado pelos professores, daí que a forma como são apresentadas as atividades experimentais e todos os conteúdos seja de suma importância para que o manual dos alunos se torne num elemento facilitador das aprendizagens.
Deste modo, é pertinente salientar que de uma forma lenta, mas progressiva as atividades experimentais dentro da sala de aula já são uma realidade, mas a sua implementação no que concerne ao manual escolar ainda apresenta lacunas que deveriam ser corrigidas de modo ao manual escolar ser um elemento facilitador das aprendizagens e não um obstáculo didático às mesmas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/1332 |
Aparece nas Colecções: | Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
PEB - Susana Maria P A Campos.pdf | | 2684Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|