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Título: PERCEÇÃO DOS DIPLOMADOS SOBRE A OFERTA FORMATIVA NO ÂMBITO DA GARANTIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR – O CASO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA
Autores: Teodoro, Teresa
Palavras Chave: ensino superior
qualidade
sistema interno de garantia de qualidade
diplomados
Data: Oct-2012
Editora: Instituto Politecnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658.5 TEO
Resumo: Guidelines for Quality Assurance (ESG) colocam as Instituições de Ensino Superior (IES) como principais responsáveis pela qualidade e garantia da qualidade dos cursos e graus. Por outro lado, os referenciais para os Sistemas Internos de Garantia de Qualidade (SIGQ), propostos pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior para a garantia da qualidade do ensino superior em Portugal (A3ES), consonantes com os padrões e orientações europeias para a garantia da qualidade no âmbito do Espaço Europeu de Ensino Superior, estabelecem que as IES devem consolidar uma cultura de qualidade apoiada numa política institucional que inclua, entre outros aspetos, as formas de envolvimento dos estudantes e demais partes interessadas, internas e externas, nos processos de garantia da qualidade. É neste contexto que, no âmbito do processo de implementação do SIGQ do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), surge a necessidade de desenvolvimento do estudo agora apresentado – Perceção dos Diplomados sobre a Oferta Formativa no âmbito da Garantia da Qualidade no Ensino Superior – O Caso do Instituto Politécnico da Guarda. Este estudo tem como objetivo global a auscultação dos diplomados como grupo de interesse afeto à atividade do IPG, concretamente a sua perceção sobre a qualidade da oferta formativa da instituição, e a realização de um retrato da respetiva situação perante o emprego. Os resultados obtidos permitem concluir que 65% dos diplomados do IPG consideram existir matérias relevantes a introduzir ou aprofundar nos conteúdos programáticos dos cursos frequentados, facto que não impede que 40% dos diplomados atribuam a classificação de Elevado ao grau de adequação do curso relativamente às exigências do mercado de trabalho. Sobre a situação perante o emprego, constata-se que 79% dos diplomados do IPG estão em situação de emprego. A participação dos diplomados como parceiros estratégicos e fonte de informação privilegiada relativamente à qualidade da oferta formativa e percurso profissional é determinante para a obtenção de informação de grande valor, não só no momento da planificação de planos curriculares, conteúdos programáticos e metodologias de ensino e aprendizagem, como também em processos de tomada de decisão sobre a manutenção, atualização ou para a renovação da oferta formativa. Trata-se, por isso, de um suporte ímpar para a definição de estratégias formativas futuras com vista à satisfação e superação de necessidades e expetativas e, por conseguinte, para a melhoria contínua do processo ensino e aprendizagem, qualidade e excelência do ensino no IPG.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1337
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