Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação e Organização de Bibliotecas Escolares >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/1429
|
Título: | Relação entre os valores éticos e de cidadania com as competências informacionais. |
Autores: | Ferreira, Maria |
Palavras Chave: | Ética Competência Moral Cidadania Competências Informacionais |
Data: | Jun-2013 |
Editora: | Instituto Politecnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 371.64 FER |
Resumo: | Com este trabalho pretendemos explorar a eventual relação entre os valores éticos e de cidadania com as competências informacionais. Numa escola, cada vez mais humanista e cívica, pensamos não poder existir uma neutralidade axiológica. Em última instância, a nossa pesquisa visa melhorar a forma de tratamento e pesquisa informacionais, através da inclusão de éticas relevantes, fundamentalmente a de Kohlberg.
No estudo prático efetuado inquirimos 122 alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade da Escola Secundária de Pinhel. Os instrumentos de recolha de dados usados foram o Moral Judgement Test (MJT) e o Teste de Avaliação de Competências em Literacia da Informação
(IL-HUMASS).
A análise descritiva, tendo como suporte o questionário IL-HUMASS, devolveu para a competência/habilidade Motivação e Capacidade o valor médio de 6/7 (na escala de Likert:1-9).
Relativamente à Fonte de Aprendizagem os alunos valorizaram prioritariamente a Aula, seguindo-se-lhe a Autoaprendizagem. A Internet e a Biblioteca foram pouco privilegiadas.
A partir de uma síntese descritiva relativamente ao questionário MJT verificámos que 72 alunos (59%) apresentam um índice C de valor médio. Contudo, há ainda um número significativo de 41alunos (33,6%) que apresenta baixa competência do juízo moral.
Com base na análise inferencial, pudemos verificar que não foi validada a existência de uma correlação entre o MJT e a Idade, bem como com o Género, a Motivação e a Capacidade, devendo não rejeitar-se as hipóteses nulas de investigação. Todavia, e de acordo com a análise inferencial do MJT e os subdomínios das “Práticas de pesquisa e uso da informação”, encontrámos correlações que, embora fracas, são significativas ou muito significativas.
Este estudo abre-nos a perspetiva de continuar a investigar a relação entre as competências ético/morais e as competências informacionais, por ser um âmbito em que desempenham um papel fulcral a escola e a biblioteca escolar. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/1429 |
Aparece nas Colecções: | Educação e Organização de Bibliotecas Escolares
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
EOBE - Maria do Céu Monteiro Madeira Ferreira.pdf | | 903Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|