DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Projectos de Fim de Curso >
Mestrados >
Projecto Aplicado do Mestrado - Marketing e Comunicação >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/1436

Título: A Influência da Embalagem na decisão de compra do consumidor: perspetiva infantil
Autores: Salvado, Adriana
Palavras Chave: Embalagem
Marketing
Comunicação
Entrevista estruturada
Data: Apr-2013
Editora: Instituto Politecnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658.5 SAL
Resumo: Diante da competitividade de mercado atual, o sucesso torna-se o objetivo para qualquer pessoa ou empresa. Colocar um produto no mercado, não significa que a venda e a procura do mesmo estejam garantidas. No entanto, a presença de uma boa e eficaz embalagem, importante ferramenta de marketing, pode levar ao reconhecimento do produto/marca, agregando-lhe valor. A embalagem “fala”, ou seja, esta passa mensagens importantes para o consumidor, desperta os sentidos humanos e cria uma forte identidade com a marca. Os elementos que caracterizam este processo: a dimensão estética, a formal, a cromática e a funcional, captam a atenção do consumidor no ato da decisão de compra, atraindo novos públicos e diferenciando-se dos concorrentes. Dada a importância do item embalagem durante o processo de compra, este trabalho tem como objetivo mostrar a influência da embalagem sobre o comportamento de compra do público infantil com o pressuposto de compreender as crianças enquanto consumidores, analisando os fatores que influenciam o seu comportamento de compra e consumo. Através de um estudo qualitativo assente em entrevistas estruturadas analisámos a influência das características das embalagens de cereais para o alvo infantil sabendo que o design, a utilização de personagens antropomorfizadas pela marca e a cor na própria embalagem são elementos fulcrais para a escolha de um determinado produto.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1436
Aparece nas Colecções:Projecto Aplicado do Mestrado - Marketing e Comunicação

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
MKC - Adriana Salvado.pdf1725KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega