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http://hdl.handle.net/10314/1437
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Título: | A Marca do Empregador “Employer Branding” como meio de atrair pessoas para as organizações |
Autores: | Nascimento, Ana |
Palavras Chave: | Marca do Empregador Personalidade da Marca Reputação da Marca Recursos Humanos |
Data: | Apr-2013 |
Editora: | Instituto Politecnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 658.5 NAS |
Resumo: | O presente projecto aplicado foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Marketing e Comunicação, especialização em Comunicação, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico da Guarda. Teve como principal motivação contribuir para a determinação das componentes de atratividade e de imagem do empregador na perspetiva dos potenciais empregados.
Conhecer a forma como, atuais e futuros, profissionais observam as empresas importa ao empregador, seja em estratégias de recrutamento, em sentido lato, seja em estratégias de atração e retenção de talentos, em sentido estrito.
Para esta abordagem desenvolveu-se pesquisa que permitisse perceber a capacidade de desenvolver o tema employer branding instrumento essencial para que as organizações consigam atrair e reter empregados talentosos.
Percebido o potencial do tema, a partir da bibliografia consultada, optou-se por procurar inferir da perceção (ou não) do conceito da Marca do Empregador, a partir de uma base de dados suportada em questionário respondido por uma amostra de alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e da Universidade da Beira Interior (UBI). A inferência pretendida exigiu análise empírica dos dados observados.
Em termos econométricos, procurou-se centrar o trabalho no desenvolvimento de um modelo para medir as dimensões da personalidade da Marca do Empregador e para explorar a validade da escala de personalidade da marca de Aaker. A inferência estatística suporta o modelo, dado o poder explicativo dos itens da personalidade da marca, ainda que se deva ser prudente relativamente a alguma dose de inconclusividade percebida quanto à perceção da Marca do Empregador pelos estudantes do IPG e da UBI.
Findo o estudo, permanece a presunção do potencial subjacente à Marca do Empregador, employer branding. Há um caminho a trilhar. Às organizações resta perseguir estratégias comunicacionais que as tornem como o lugar ideal para trabalhar. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/1437 |
Aparece nas Colecções: | Projecto Aplicado do Mestrado - Marketing e Comunicação
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