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Título: Relatório de Estágio Curricular – Hospital Sousa Martins (Guarda)
Autores: Ferreira, Carlota
Palavras Chave: Serviços Farmacêuticos
higiene e segurança
Farmacovigilância
farmácia
Data: Jan-2014
Editora: Escola Superior de Saúde da Guarda
Relatório da Série N.º: 047.3 FER
Resumo: No decorrer do estágio tive a oportunidade de passar por todas as áreas dos Serviços Farmacêuticos (SF), bem como a realização de todas as tarefas realizadas pelos TF, tarefas estas executadas autonomamente, com a supervisão dos TF, com o maior rigor e obedecendo às normas de higiene e segurança. Este estágio proporcionou-me o enriquecimento dos meus conhecimentos, para que fosse compreendida a organização e funcionalidade dos SF mas principalmente o cumprimento dos objetivos específicos: reconhecer a farmácia como parte da entidade prestadora de cuidados de saúde; caracterizar a estrutura física e organizacional dos SF; descrever o circuito do medicamento desde a sua prescrição até á sua administração identificando todos os intervenientes envolvidos; conhecer a importância da aquisição dos diversos produtos farmacêuticos; demonstrar capacidades de autonomia e rigor na execução técnica; avaliar e analisar de forma crítica os resultados obtidos; executar e avaliar as técnicas e métodos de acordo com os recursos disponíveis; aplicar normas de higiene/limpeza e desinfeção; interpretar as prescrições médicas; conhecer e desenvolver as formulações magistrais e oficinais; conhecer as implicações da correta dispensa de medicamentos; conhecer a importância da Farmacovigilância na deteção, comunicação e prevenção das reações adversas a medicamentos; caracterizar a aplicação informática utilizada e relacionar com as áreas funcionais da farmácia e consolidar e desenvolver as competências profissionais adquiridas ao nível da preparação académica. Realizei inicialmente as tarefas destinadas aos TF, sob orientação, para poder adquirir o conhecimento necessário das mesmas. Posteriormente e até ao fim do estágio, eu e as restantes colegas estagiárias, fomos distribuídas pelas seguintes áreas – receção, dose unitária, reposição por níveis, distribuição tradicional, existindo uma rotação de três em três semanas, dividindo o tempo de estágio, para que existisse um contato com todas as tarefas realizadas.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1622
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