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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/1800

Título: Relatório de Projeto - GestCAO - Aplicação de Gestão de Instituições Particulares de Solidariedade Social
Autores: Miranda, Nuno
Palavras Chave: Aplicação Desktop
Java
MySQL
Cartão do Cidadão
IPSS
Data: Dec-2013
Editora: Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Relatório da Série N.º: 047.32 MIR
Resumo: Este projeto consiste no desenvolvimento de uma aplicação Desktop com o intuito de gerir os dados das instituições de IPSS, Centro de Atividades Ocupacionais. Pretende-se efetuar a informatização do processo de inscrição, avaliação e inserção de clientes na instituição e preenchimento dos formulários fornecidos pelo governo. A informatização das diversas áreas tem-se tornado cada vez mais uma prioridade para o melhor desenvolvimento e evolução das instituições. Esta área é uma das áreas mais desfavorecidas no contexto da informatização, não existindo qualquer suporte informático que sirva de auxílio as instituições de Atividades Ocupacionais. Procura-se com esta aplicação proporcionar uma solução credível no apoio à gestão interna destas instituições, minimizando assim os esforços e tempo de execução das tarefas. Esta aplicação encontra-se dividia em três partes: o processo de inscrição dos clientes na instituição e o devido fornecimento de informações, ocorrida numa pré-inscrição inicial, relacionada com a instituição. O processo de avaliação dos clientes relativamente ao CAO (curso ou atividade ocupacional que pretende frequentar). E por fim a seleção e colocação dos candidatos nos respetivos CAO’s, consoante a classificação obtida na avaliação feita aos candidatos para os respetivos CAO’s. A inscrição dos clientes na instituição é um dos processo mais complexos neste tipo de instituições, pois é necessário fornecer todas as informações sobre o funcionamento da instituição, e verificar que todas essas informações foram compreendidas e esclarecidas. A consecução dos dados do cliente tem que ser rigoroso, pois todos os dados do cliente devem constar no formulário de inscrição, uma vez que se trata de pessoas com necessidades específicas e cuidados especiais. Os dados pessoais do cliente podem ser obtidos, também na aplicação, a partir da leitura do Cartão do Cidadão. Todos os dados do cliente devem constar nos devidos formulários cedidos pelo ministério. A aplicação permite exportar os dados inseridos na base de dados para os formulários em causa facilitando o trabalho e depuração de possíveis erros que ocorreriam caso estes dados fossem preenchidos à mão. A avaliação dos clientes é feita mediante os parâmetros de admissão, que alternam manualmente a sua ponderação mediante o CAO para o qual se candidata. Na avaliação é também feita uma sinalização global dos serviços a mobilizar, permitindo ao cliente escolher os serviços que pretende usufruir futuramente dentro da instituição. É feita uma síntese das expectativas dos clientes e significativos relativamente ao CAO que se candidatam para melhorias futuras da parte da instituição. Tal como acontece com a inscrição dos clientes estes dados devem estar devidamente documentados nos formulários do ministério, e a aplicação facilita esse trabalho uma vez mais, permitindo a impressão dos formulários devidamente preenchidos com os dados do cliente sem que seja necessário o preenchimento manual dos mesmos. A seleção e colocação dos candidatos no CAO é um processo que ocorre manualmente. Inicialmente são, regra geral, selecionados os 5 melhores candidatos, ou seja, os que obtiveram melhor classificação nos requisitos de avaliação. Posteriormente irá contactar-se os clientes selecionados para saber a sua disponibilidade no CAO, o cliente poder aceitar ou não aceitar a sua admissão no CAO, sendo que os não admitidos serão anexados e os admitidos colocados no CAO. O cliente poderá ainda desistir do CAO apos ter aceitado a sua inserção, abrindo assim uma vaga a outros candidatos, bem como acontece na não-aceitação dos clientes. Estas vagas abertas por desistências ou não aceitações serão uma vez mais preenchidas, regra geral, pelos seguintes candidatos com melhor classificação na tabela de hierarquização e repetindo-se o processo ate que as 5 vagas do CAO fiquem devidamente preenchidas ou até que todos os clientes tenham sido notificados. A inserção dos clientes no CAO é um processo que necessita também este de estar devidamente documentados consoante os formulários do ministério, onde devem constar os clientes inseridos no CAO e a equipa técnica selecionada para lecionar o CAO. Este processo a aplicação também o faz automaticamente, imprimindo os formulários devidamente preenchidos com a equipa técnica e os clientes inseridos no CAO. A seleção da equipa técnica é feita manualmente e deve garantir que os membros selecionados para lecionar o CAO tenham as especificações necessárias para o lecionar. Nas definições da aplicação é possível inserir as informações relativamente à instituição (nome da instituição, morada, código-postal, e-mail, telefone e fax), ligações à base de dados (remota e local) e manutenção da mesma (efetua um backup à base de dados remota a partir da local). Esta aplicação foi criada em java na plataforma NetBeans IDE 7.4 e com base de dados, criada em MySQL no MySQL Workbench 6.0, esta escolha deveu-se à facilidade de criação de query’s e criação de Forward Engineering e Reverse Engineering, permitindo-nos ver a base de dados no modelo ER, o que permite uma maior facilidade nas alterações à base de dados.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1800
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