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http://hdl.handle.net/10314/2128
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Título: | Reciclar recordações - a magia das ciências |
Autores: | Cepa, Carla F A |
Palavras Chave: | Atividades práticas Literacia científica Educação Pré-escolar Reciclar Trabalho de Projeto |
Data: | 24-Sep-2014 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 373.3 CEP |
Resumo: | O presente relatório relata vivências da nossa Prática de Ensino Supervisionado, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na qual refletimos sobre o estágio desenvolvido, focando pontos-chave e metodologias utilizadas.
Na atualidade e com as mudanças constantes no ensino, o educador/professor deve se tornar um profissional cada vez mais crítico com o seu trabalho, procurando promover novas metodologias e estratégias para um ensino de qualidade.
As práticas pedagógico-didáticas devem criar condições que favoreçam de modo interrelacionado a literacia científica e o desenvolvimento harmonioso da criança com vista à sua integração plena na sociedade, como ser crítico, reflexivo, autónomo, solidário e preservador dos valores culturais e morais. O educador deve utilizar métodos e estratégias de ensino, cujas explorações didáticas tirem partido dos recursos e condições existentes no meio próximo. A facilidade e a vivacidade de recordar, permite fomentar nas crianças o estabelecimento de relações entre memória, consciência, emoção, o reviver e o viajar até ao passado, fomentando a imaginação. Vários estudos têm mostrado que as atividades práticas em ciências criam oportunidades para as crianças expressarem as suas conceções, apresentarem soluções/explicações/conclusões, juízos de valor e aprender a decidir sobre opções a tomar em relação a situações reais, vindas do meio onde se integram. A educação em ciências, na educação Pré-Escolar, encontra-se preconizada na área do Conhecimento do Mundo e visa despertar, na criança, a curiosidade e o desejo de descobrir e aprender sobre o mundo que a rodeia, numa perspetiva de transversalidade dos conteúdos a abordar.
Neste contexto e partindo do pressuposto que a educação se baseia num conjunto de premissas sociais, culturais, individuais e coletivas, desenvolveu-se, implementou-se e avaliouse o trabalho de projeto, Reciclar Recordações – A Magia das Ciências, inserida no projeto educativo – Reciclar Recordações. O grupo era constituído por dezasseis crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos de idade, de um jardim-de-infância da cidade da Guarda. As estratégias de abordagem no conjunto de atividades desenvolvidas visaram a educação em ciências tendo como orientação o desenvolvimento de valores de preservação do património cultural. Neste sentido, concebemos e desenvolvemos atividades práticas, como “O Segredo dos Sabonetes”, nas quais as explorações didáticas envolveram sempre o levantamento das conceções prévias das crianças.
Verificou-se que as estratégias de cariz prático, adotadas na implementação do trabalho de projeto, proporcionaram a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de pensamento crítico sobre temas de relevância social e cultural. As crianças evidenciaram capacidades e atitudes de resolução de questões reais do dia-a-dia relacionadas com a preservação do meio cultural. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/2128 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
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