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Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
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http://hdl.handle.net/10314/2132
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Título: | Ensino doméstico |
Autores: | Vitorino, Micaela F C |
Palavras Chave: | Ensino Ensino Doméstico Educação |
Data: | 12-Feb-2014 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 373.3 VIT |
Resumo: | Neste relatório final da Prática de Ensino Supervisionada, o primeiro capítulo, aborda o enquadramento institucional e caracterização sociopedagógica dos alunos, dando a conhecer o meio onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, nos dois ciclos, pré-escolar e 1.ºciclo, já no segundo capítulo foi elaborado um resumo das atividades realizadas ao longo das duas Práticas de Ensino Supervisionadas.
No terceiro capítulo, o principal objetivo foi desenvolver o tema de ensino, abordando uma outra forma de ensinar e compreender o que leva pais/educadores/tutores a optarem por outra via de ensino, sem ser o ensino institucionalizado.
A educação tem um papel predominante na transmissão de conhecimentos, ao admitir instruir e contribuir, para um futuro mais promissor. As estratégias são inúmeras, com vista ao seu melhoramento. Contudo, vai sendo cada vez mais frequente a descrença pelo ensino institucionalizado. Como tal, será o ensino doméstico uma via fiável para a aprendizagem? Serão capazes os pais e/ou os encarregados de educação doutrinar o seu educando?
As respostas a estas questões só poderão ser delineadas, ao procurar compreender as causas e os efeitos desta modalidade de ensino.
Assim, este capítulo engloba na primeira parte o que se entende por ensino doméstico, quais as razões para se optar por este ensino em Portugal, as suas vantagens e as suas desvantagens.
Numa segunda parte abarca um pequeno estudo através de alguns questionários feitos a pais/tutores que optaram por esta via de ensino.
Este estudo permite que se compreenda o aumento do ensino doméstico em Portugal e se este é um ensino viável quando se fala na qualidade das aprendizagens alcançadas pelos educandos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/2132 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
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