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http://hdl.handle.net/10314/2140
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Título: | A Viabilidade Invernal em Portugal: estudo de caso do Distrito de Bragança |
Autores: | Gama, Nuno M G |
Palavras Chave: | Gestão Viabilidade Invernal Limpeza de Neve Custo/Benefício |
Data: | 2-Jul-2014 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 35 GAM |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo estudar os meios e métodos utilizados na viabilidade invernal em países de referência para apoiar e desenvolver os meios e métodos utilizados pela EP no distrito de Bragança, através de um estudo custo/benefício do investimento em viabilidade invernal ou o encerramento das estradas à circulação rodoviária.
Efetuou-se uma pesquisa bibliográfica do tema e uma comparação dos métodos e meios utilizados na viabilidade invernal em países de referência. Através do conhecimento pessoal e dados existentes na EP, efetuou-se um estudo de caso, centralizado na viabilidade invernal nas estradas do distrito de Bragança, tendo como base a teoria de Marshal da oferta e da procura.
Os objetivos são comuns aos vários operadores rodoviários. Primeiro, manter as condições de circulação, para garantir a segurança dos utentes e o melhor serviço possível na circulação nas estradas, hierarquizadas por itinerários principais, sendo as Auto Estradas (AE) as que devem garantir o maior nível de serviço, com níveis de exigência específicos para as várias estradas.
Outro objetivo, é a informação aos utentes, com sinalização das estradas, protocolos com estações de rádio e jornais, para garantir informação instantânea entre os operadores rodoviários.
As metas mais ambiciosas, preveem o restabelecimento dos serviços nas principais ligações viárias tão cedo quanto possível.
O estudo de caso, resultou de uma análise a um troço do Itinerário Principal 4 (IP4), onde fosse possível quantificar as variáveis previstas para a análise microeconómica, no caso número de viaturas, velocidades de circulação e respetivos tempos de percurso, para avaliar o impacto da limpeza de neve e espalhamento de sal, na procura do tráfego.
A hipótese colocada foi: manter ou encerrar o IP4 entre o nó sul (Bragança) (A) e nó oeste (Vinhais) (B), transitável em condições de segurança através da análise custo/benefício.
Confirmou-se através desta análise que a limpeza de neve e espalhamento de sal, traduz um aumento do benefício social dos utilizadores.
Para estudos futuros, propõe-se a identificação, pormenorização e quantificação dos custos e benefícios envolvidos nas atividades invernais, por forma a determinar a sustentabilidade empresarial dos operadores rodoviários. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/2140 |
Aparece nas Colecções: | Projecto Aplicado do Mestrado - Gestão
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