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Título: A Viabilidade Invernal em Portugal: estudo de caso do Distrito de Bragança
Autores: Gama, Nuno M G
Palavras Chave: Gestão
Viabilidade Invernal
Limpeza de Neve
Custo/Benefício
Data: 2-Jul-2014
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 35 GAM
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar os meios e métodos utilizados na viabilidade invernal em países de referência para apoiar e desenvolver os meios e métodos utilizados pela EP no distrito de Bragança, através de um estudo custo/benefício do investimento em viabilidade invernal ou o encerramento das estradas à circulação rodoviária. Efetuou-se uma pesquisa bibliográfica do tema e uma comparação dos métodos e meios utilizados na viabilidade invernal em países de referência. Através do conhecimento pessoal e dados existentes na EP, efetuou-se um estudo de caso, centralizado na viabilidade invernal nas estradas do distrito de Bragança, tendo como base a teoria de Marshal da oferta e da procura. Os objetivos são comuns aos vários operadores rodoviários. Primeiro, manter as condições de circulação, para garantir a segurança dos utentes e o melhor serviço possível na circulação nas estradas, hierarquizadas por itinerários principais, sendo as Auto Estradas (AE) as que devem garantir o maior nível de serviço, com níveis de exigência específicos para as várias estradas. Outro objetivo, é a informação aos utentes, com sinalização das estradas, protocolos com estações de rádio e jornais, para garantir informação instantânea entre os operadores rodoviários. As metas mais ambiciosas, preveem o restabelecimento dos serviços nas principais ligações viárias tão cedo quanto possível. O estudo de caso, resultou de uma análise a um troço do Itinerário Principal 4 (IP4), onde fosse possível quantificar as variáveis previstas para a análise microeconómica, no caso número de viaturas, velocidades de circulação e respetivos tempos de percurso, para avaliar o impacto da limpeza de neve e espalhamento de sal, na procura do tráfego. A hipótese colocada foi: manter ou encerrar o IP4 entre o nó sul (Bragança) (A) e nó oeste (Vinhais) (B), transitável em condições de segurança através da análise custo/benefício. Confirmou-se através desta análise que a limpeza de neve e espalhamento de sal, traduz um aumento do benefício social dos utilizadores. Para estudos futuros, propõe-se a identificação, pormenorização e quantificação dos custos e benefícios envolvidos nas atividades invernais, por forma a determinar a sustentabilidade empresarial dos operadores rodoviários.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2140
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