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http://hdl.handle.net/10314/2181
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Título: | Futebol |
Autores: | Monteiro, Paulo J A |
Palavras Chave: | Futebol Formação integração intervenção contexto |
Data: | 23-Nov-2015 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 796.MON |
Resumo: | O presente relatório de estágio profissionalizante enquadra-se no âmbito do trabalho final de Mestrado em Ciências do Desporto – Especialidade de Treino Desportivo, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. Como tal, foi realizado um estágio na Escola Academia Sporting – Telheiras (EAS) e ao mesmo tempo na Academia Superball, em funcionamento no Colégio Planalto em Telheiras, com o objetivo de acompanhar equipas de futebol de formação na EAS, neste caso 2 equipas de benjamins e uma de infantis, e de acompanhar duas turmas a funcionar em registo de atividades de enriquecimento curricular (AEC’s) de futebol, no Colégio Planalto, uma turma de petizes e uma de traquinas. Durante o meu estágio profissionalizante passei por três fases diferentes.
Inicialmente passei por uma fase de integração e por isso de observação para perceber o modo de funcionamento quer da escola quer do colégio. Era crucial perceber as rotinas, o tipo de linguagem utilizada, a postura e a dinâmica dos treinos. Gradualmente fui assumindo um papel mais interventivo, na grande maioria dos treinos/aulas e devido ao número avultado de elementos as turmas eram divididas em, pelo menos, duas estações, assumindo eu uma dessas estações, explicando os exercícios, a parar quando necessário e a fornecer o feedback que eu achasse apropriado em cada situação, esta foi uma fase de maior intervenção minha no processo de treino. Por fim, e quando já estava completamente integrado no processo atinjo uma fase de planeamento e avaliação em que comecei a ajudar na planificação dos mesociclos (cinco semanas), sugerindo exercícios que achava adequados para os objetivos decididos pelo treinador principal e também na avaliação dos atletas/alunos atribuindo notas em conjunto com o treinador principal aos atletas consoante o rendimento nos treinos e jogos.
No Colégio o grande objetivo era proporcionar aos alunos muitas e variadas experiências motoras, permitir-lhes conhecer o corpo e o que são capazes de fazer com ele, mas mais do que isso foi interessante perceber o motivo pelo qual eles eram inscritos, existindo cada vez mais uma preocupação de um grupo social mais elitista em inserir os filhos em grupos, de modo a poderem começar desde tenra idade a construir o curriculum vitae. Por sua vez na EAS o objetivo era trabalhar os princípios do jogo de futebol e prepará-los para a entrada em equipas de competição. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/2181 |
Aparece nas Colecções: | Ciências do Desporto
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