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Título: Educação e Ambiente: Um percurso de aprendizagem sobre a interdependência entre a água e o mundo verde
Autores: Dias, Helena M C
Palavras Chave: Atividades práticas-experimentais
Água
Sementes
Germinação
Sustentabilidade
Data: 29-Mar-2016
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 DIA
Resumo: O relatório que apresentamos foi estruturado segundo os moldes que constituem o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) da ESECD. Foi realizado num contexto de autoanálise crítica, reflexiva e avaliativa da prática pedagógica desenvolvida no decurso dos estágios, na educação Pré-Escolar e no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Podemos e devemos ser autores e atores dos nossos propósitos, agindo de acordo com a atividade profissional e, também, com os nossos interesses pessoais, assumindo atitudes de autonomia, valoração e inovação. A proposta pedagógica-didática que se desenvolveu enquadra-se na área da didática das ciências, norteada para atitudes e valores de ética pró-ambiental. Concretizaram-se atividades práticas-experimentais promotoras de aprendizagens ativas-significativas e de comportamentos sustentáveis. Neste estudo, além da estagiária e da professora orientadora, interveio um grupo de vinte cinco crianças do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico com idades compreendidas entre os seis e os sete anos, de uma escola da cidade da Guarda. O educador/professor deve ser capaz de motivar, cativar e atender às diferentes caraterísticas, interesses e ritmos de aprendizagem de cada criança, reconhecendo a importância das conceções prévias no processo de ensino e aprendizagem. No processo de ensino e aprendizagem deve ser facilitador e promotor de aprendizagens significativas, valores cívicos e comportamentos pró-ambientais. Nesta proposta didática foram desenvolvidas seis atividades práticas-experimentais, nomeadamente a da germinação de sementes com água potável e água poluída. As crianças foram despertas para a aprendizagem por descoberta e desenvolvimento de atitudes ecocêntricas. Face aos resultados, observados através dos registos escritos, icnográficos e grelhas de competências, concluímos que as atividades práticas-experimentais desenvolvidas revelaram-se adequadas na aquisição de conhecimentos, de capacidades, atitudes e valores no âmbito da relação água-germinação-mundo verde. As aprendizagens verificadas revelam que a metodologia aplicada é promotora de atitudes de prevenção relacionadas com a hidrosfera e a vida vegetal (mundo verde).
URI: http://hdl.handle.net/10314/2187
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