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Projecto Aplicado do Mestrado - Sistemas Integrados de Gestão (AmbQualSegRSocial) >

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Título: Sistema de gestão da responsabilidade social: um caso de estudo da indústria de bebidas
Autores: Almeida, Rita I M
Palavras Chave: Sistemas Integrados de Gestão
Responsabilidade Social
Indústria das bebidas
Portugal
Data: 19-Nov-2014
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658.5 ALM
Resumo: As empresas enfrentam, atualmente, crescentes preocupações e desafios, porque, por um lado, a sua responsabilidade social deve ser uma constante preocupação no desenvolvimento da sua atividade económica, aumentando a sua competitividade empresarial e atingindo o bem-estar coletivo e, por outro, enfrentam fortes constrangimentos de recursos, os quais são escassos para necessidades infinitas. Assim, reconhece-se a necessidade do planeamento, implementação e controlo de um sistema de gestão da responsabilidade social (SGRS), bem como da definição da uma estratégia de sustentabilidade, como determinantes para o sucesso económico, o desenvolvimento social e ambiental da sociedade na qual as empresas se encontram inseridas, no âmbito de um quadro eficiência, eficácia e economia de recursos, bem como de elevados padrões de qualidade. Como metodologia de investigação, o presente projeto aplicado propõe, numa primeira parte, uma análise teórica, que através da revisão de literatura contextualiza a responsabilidade social, em geral, e cada sistema integrado de gestão, em particular, quer a nível nacional, quer a nível internacional, nas suas diferentes aspetos, modelos e diretrizes. Numa segunda parte, o projeto aplicado desenvolve uma análise empírica através de um estudo de caso, dado que o mesmo implica uma investigação e conhecimento profundo de uma empresa da indústria de bebidas, com utilização, numa primeira fase, de um método narrativo de tipo interpretativo e numa segunda fase uma análise estatística de tipo construtivo. Os resultados evidenciam a fase de planeamento do SGRS, suportados nas Normas Portuguesas: NP 4469-1: 2008 (IPQ, 2008a) e NP 4469-2: 2010 (IPQ, 2010a), de uma empresa da indústria de bebidas, onde existem três políticas: comercial; responsabilidade social; e qualidade. Estas políticas defendem a participação de todas as partes interessadas da empresa e uma estratégia de sustentabilidade baseada em critérios de eficiência, eficácia e economia, enquadrados em padrões de elevada qualidade e apoiados em fatores, tais como liderança, aprendizagem contínua, desenvolvimento de parcerias e participação de todos os stakeholders.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2212
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