DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Projectos de Fim de Curso >
Mestrados >
Projecto Aplicado do Mestrado - Marketing e Comunicação >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/2215

Título: Jornalismo Radiofónico. WebJornalismo.
Autores: Costa, Mónica P S
Palavras Chave: Jornalismo
Informação
Rádio
Web
Redes Sociais
Data: 15-Mar-2016
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658.5 COS
Resumo: Este Relatório de Atividade Profissional (RAP) é realizado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre pelos licenciados Pré-Bolonha, no âmbito do mestrado em Marketing e Comunicação, do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). O RAP, subordinado ao tema Jornalismo Radiofónico e Webjornalismo, sintetiza, numa reflexão sumária, as atividades desenvolvidas e as competências adquiridas a título profissional na Rádio F, órgão de comunicação social da Guarda, no qual exerci, durante seis anos, funções de jornalista, bem como no portal bombeiros.pt, onde colaboro há cerca de dois anos e, mais recentemente, assumi responsabilidades de direção (Subdiretora), trabalhando na área do jornalismo web e na gestão de conteúdos nas Redes Sociais, nomeadamente o facebook. O portal bombeiros.pt é já um orgão tutelado pela ERC – Entidade Reguladora da Comunicação e assume-se como o mais completo e inovador sítio na internet a disponibilizar informação sobre Bombeiros e Protecção Civil. A exposição está estruturada em dois capítulos, o primeiro sobre a experiência profissional em Jornalismo Radiofónico e o segundo no Webjornalismo. Ao longo do percurso profissional nas duas vertentes jornalísticas, para além de aplicar os conhecimentos adquiridos em contexto de formação académica, nomeadamente na área de comunicação, foi necessário “aprender” o jornalismo na sua dimensão técnica, ética e social, em particular o jornalismo radiofónico e local, com as características particulares que lhe estão associadas, comparativamente com o jornalismo exercido noutros meios, quer ao nível técnico, quer na sua metodologia, compreendendo as exigências da Rádio em termos de escrita jornalística, da mensagem e do registo sonoro. No caso do jornalismo web, que impera na era digital, destaca-se a importância da internet enquanto canal interativo de comunicação, informação e divulgação e são identificadas similitudes e diferenças neste tipo de produção jornalística relativamente à Radiofónica, ou, mesmo, em outros media tradicionais. O RAP visa, assim, demonstrar o esforço de execução que possibilitou a atividade profissional, bem como retirar ilações sobre os conhecimentos adquiridos e a capacidade de analisar e gerir problemas e dificuldades, identificar os erros e falhas que poderão e deverão ser colmatados no futuro.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2215
Aparece nas Colecções:Projecto Aplicado do Mestrado - Marketing e Comunicação

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
MKT C - Mónica P S Costa.pdf6580KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega