DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/2233

Título: Ciências experimentais no 1º CEB - à descoberta do ar
Autores: Porteiro, Ana C A
Palavras Chave: Ciências experimentais
Saída de campo
Aprendizagens significativas
Cooperação
Ar
Data: 4-Jul-2014
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 POR
Resumo: O presente documento, Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada, foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. Segundo o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada do referido curso de mestrado habilitador à docência, neste relatório descrevem-se as duas práticas de ensino efetuadas nos diferentes ciclos de ensino, pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, dividindo-se em três componentes essenciais, Enquadramento Institucional, Descrição do processo de Prática de Ensino Supervisionada e Proposta de uma prática docente. A proposta que se desenvolveu consistiu na idealização, conceção, implementação e avaliação educativa de uma estratégia de intervenção pedagógica no âmbito das ciências experimentais, perspetivando um desenvolvimento global do aluno, adquirindo um pensamento científico de pesquisa que lhe permita envolver-se, ativamente, na (re)construção do seu conhecimento científico, proporcionando aprendizagens significativas e ativas de forma mais eficaz e exequível, centrando as atividades experimentais num método construtivista e de cooperação. Os sujeitos que integraram este estudo, Ciências Experimentais no 1º Ciclo do Ensino Básico – À descoberta do ar, foram os alunos da turma do 1º ciclo, que contempla dois níveis de escolaridade diferentes, 1º e 3º ano, onde efetuámos a Prática de Ensino Supervisionada II. Na proposta de prática docente que apresentamos seguimos como metodologia o trabalho experimental. Valorizamos o facto de a turma ser constituída por dois níveis de escolaridade. Foi fomentada a autonomia, responsabilidade e cooperação. O roteiro de aprendizagem que implementámos teve subjacente um grau de dificuldade e exigência apreciável, atendo sempre aos ritmos de aprendizagem de cada criança. Podemos constatar, através das aprendizagens realizadas pelos alunos, que as atividades experimentais são promotoras de aprendizagens significativas, ativas, de um emergir de um pensamento científico, de um desenvolvimento global do aluno, e ainda de conceber um clima de sala de aula de cooperação, ajuda, colaboração, compreensão e bem-estar.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2233
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
PES - Ana C A Porteiro.pdf11141KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega