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Título: Hábitos alimentares nas crianças do 1º Ciclo
Autores: Costa, Ana F M
Palavras Chave: Prática de Ensino Supervisionada
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Alimentação Saudável
Data: 30-Mar-2016
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 COS
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este incide sobre o desenvolvimento da prática pedagógica nos dois ciclos de ensino, assim como a investigação realizada sobre a temática da alimentação saudável. Este relatório de estágio pretende descrever o trabalho realizado, refletir e fundamentar as opções metodológicas desenvolvidas no jardim-de-infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende ainda descrever o trabalho de investigação realizado sobre os hábitos alimentares das crianças do 4º ano de escolaridade. Na sociedade atual, assistimos a um facilitismo, por parte dos alunos, no acesso a alimentos que dificultam a manutenção de uma alimentação equilibrada quando ingeridos em excesso. Numa primeira etapa do estudo foi aplicado um questionário para averiguar quais os hábitos alimentares dos alunos que participaram no estudo, assim como os conhecimentos que estes possuem acerca da pirâmide da alimentação saudável. A segunda fase do estudo consistiu numa intervenção teórica sobre a temática da alimentação saudável, através da utilização de um power-point. A terceira fase do estudo consistiu na avaliação dos conhecimentos adquiridos na etapa anterior do estudo, esta foi realizada através da realização de um jogo e da elaboração de um desenho da pirâmide alimentar. É, igualmente, apresentada a intervenção realizada com a comunidade educativa que inclui diversas ações, nas quais participam os alunos, assim como os resultados obtidos na mesma. Após decorridas as três fases do estudo foi possível concluir que os alunos evoluíram no que diz respeito aos conhecimentos sobre as regras para a manutenção de uma alimentação saudável e equilibrada. Relativamente aos alunos na qual se verificou sobrepeso e obesidade foi possível observar que estes demonstraram interesse em modificar a sua alimentação. Constatou-se que estes alunos demostraram uma evolução significativa nos conhecimentos adquiridos com a investigação realizada.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2258
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

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