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http://hdl.handle.net/10314/2260
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Título: | Resolução de problemas na educação pré-escolar |
Autores: | Melo, Marta L F |
Palavras Chave: | Educação Pré-Escolar resolução de problemas 1º Ciclo do Ensino Básico raciocínio matemático jogo LEGO |
Data: | 13-Apr-2016 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 373.3 MEL |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, referindo-se ao relatório final de estágio, ministrado no Instituto Politécnico da Guarda.
A frequência no Mestrado de Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico implica a frequência da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se divide em PES I e II e é realizado durante a frequência do mestrado.
Este relatório de estágio foi dividido em 3 capítulos, estando eles subdivididos em vários subcapítulos.
No primeiro capítulo, apresentamos uma descrição das instituições onde realizamos a PES I e II. A PES I foi realizada no Jardim-de-Infância da Sé no período de 3 de março de 2014 a 20 de junho de 2014, com um grupo de crianças de 3/4 anos. Já a PES II foi realizada na Escola Básica do 1º CEB do Bonfim no período de 20 outubro de 2014 a 20 fevereiro de 2015, numa turma do 3º ano.
No segundo capítulo apresentamos uma descrição do processo de ensino aprendizagem, aprofundado temas como: a importância de planificar e da Prática de Ensino Supervisionada, bem como a importância do domínio da matemática e língua portuguesa, entre outros.
No decorrer da Prática de Ensino Supervisionada I, no jardim-de-infância da Sé, onde realizei a minha investigação, verificou-se que os jogos são um recurso de aprendizagem que contribuem para a evolução do raciocínio matemático. Neste sentido, o capítulo III apresenta como título “Resolução de Problemas na Educação Pré-Escolar” tendo sido realizado uma revisão bibliográfica acerca da importância da matemática e dos jogos na Educação Pré-Escolar. Para além disso, este estudo envolveu um conjunto de 6 alunos, utilizando-se como instrumento o questionário. Os resultados mostram que os alunos gostaram de realizar os jogos LEGO e que aprenderam com os mesmos, pois houve uma evolução no desenvolvimento matemático dos mesmos.
A realização dos jogos LEGO contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/2260 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
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