DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/2276

Título: Valores Morais
Autores: Pires, Carla S
Palavras Chave: Educação pré-escolar
valores morais
sentimentos
conto
livros
Data: 3-May-2014
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 PIR
Resumo: O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre. Inicialmente será apresentada a instituição de ensino onde foi realizado o estágio curricular, nomeadamente espaços físicos interiores e exteriores, recursos educativos e caracterização dos grupos. A organização deste relatório obedece aos itens referidos no artigo 11º do Diário da República, 2ª série – nº42 – 28 de fevereiro de 20012. Segundo este artigo, o relatório deverá contemplar três componentes essenciais: enquadramento institucional (…), descrição do processo de prática de ensino supervisionada com os programas da(s) área(s) /disciplina(s), do(s) ciclo(s) onde realizou o estágio. . No que concerne ao terceiro capítulo, apresento o projeto “ Crescer com Valores” que foi desenvolvido em contexto Pré - escolar, com o grupo de crianças da faixa etária correspondente aos 4 anos de idade. Este capítulo está dividido em duas partes, incidindo a primeira na fundamentação teórica e a segunda na abordagem empírica, referindo os objetivos, assim como a pertinência da temática e atividades desenvolvidas. A fundamentação teórica deste relatório tem como foco principal os Valores e Sentimentos. O ser humano constrói a sua personalidade e caráter através da interiorização dos valores aceites pela sociedade visando a integração. Assim sendo, terá que se ter em consideração que os anos de educação pré-escolar, que correspondem à faixa etária dos 3 aos 6 anos, são fundamentais no desenvolvimento da personalidade e na interiorização de normas sociais. Justifica-se assim a escolha desta temática, sendo o livro explorado neste contexto “Adivinha quanto gosto de ti”, de Sam Mc Bratney e Anita Jeram, já que vai ao encontro dos valores/sentimentos. Pretendi pois abordar o livro para realçar a importância do conto e das leituras no desenvolvimento da criança. Podemos então constatar que existe uma interdisciplinaridade clara entre as diferentes matérias, nesta e noutras faixas etárias, sendo que os valores estão presentes em todas as atividades atendendo às alterações constantes com a evolução dos tempos e que é necessário orientar as crianças para que estas saibam discernir o bem do mal, o correto do incorreto. A elaboração deste projeto perspetiva a modificação dos comportamentos exibidos pelo grupo para que exista e se desenvolva a cooperação, amizade e consciencialização progressiva de cada um, como ser único e respeitável.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2276
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
EPE 1CEB - Carla Susana Pires.pdf1022KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega