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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/2277

Título: Alimentação saudável
Autores: Regalado, Cátia S S
Palavras Chave: Educação Pré-escolar
Educação para a Saúde
Promoção da Saúde
Alimentação Saudável
Atividade Física
Data: 14-May-2014
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 REG
Resumo: O presente relatório, integrado no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro capítulo procedemos à caraterização das instituições onde realizámos a nossa Prática de Ensino Supervisionada (PES), abrangendo esta a caraterização do meio em que estão inseridas, a caraterização das salas onde desenvolvemos o nosso estágio, bem como das respetivas turmas. No segundo capítulo refletimos sobre a nossa Prática de Ensino Supervisionada nas instituições que nos acolheram, nomeadamente, sobre algumas práticas importantes utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. No terceiro e último capítulo apresentamos o projeto “Descobrir a Alimentação Saudável”, o qual se inseriu na área de Educação para a Saúde, desenvolvido na Educação Préescolar, com crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. O objetivo principal deste projeto foi o incutir e sensibilizar as crianças para a necessidade de adoção de comportamentos saudáveis de forma a beneficiar a sua saúde e o seu bem-estar. Estes comportamentos referem-se, sobretudo, à realização de uma alimentação saudável e à prática de atividade física. Ao terem em conta estes comportamentos as crianças estão a prevenir-se de doenças crónicas. A Educação para a Saúde é u ma área essencial e deve ser desenvolvida com as crianças desde a Educação Pré-escolar. Para tal, o educador tem que desenvolver atividades que abordem os temas pretendidos, sendo que estas têm que ir ao encontro dos interesses das crianças, bem como das suas necessidades. Ao desenvolver atividades no âmbito da saúde é fundamental a utilização de recursos educativos, tais como a Roda dos Alimentos. Esta ferramenta é para nós uma peça importante do puzzle de desenvolvimento do tema tratado. Neste sentido, reforçamos ao longo do projeto a importância da aquisição de hábitos alimentares na infância e, por conseguinte, a importância da educação alimentar quer no seio familiar, quer nas instituições escolares. É nosso intuito refletir, ainda, na importância das aprendizagens precoces, sendo estas fundamentais ao nível da educação da saúde. Com o concluir deste trabalho consideramos fundamental iniciar, desde cedo, com as crianças em Educação Pré-escolar o desenvolvimento destes temas pertinentes para o seu futuro, assim como a área de Educação para a Saúde faz sentido existir ao longo de toda a frequência escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2277
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