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Título: Aptidão para a matemática e as questões de género no 2º ciclo
Autores: Fernandes, Patrícia S
Palavras Chave: Educação
Prática de Ensino Supervisionada
Género
Aptidão
Matemática
Data: 9-Oct-2013
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 FER
Resumo: Este Relatório consta da prática de estágio realizada de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada do mestrado de 1º e 2º ciclo de Ensino Básico que marca a reta final de um percurso, habilitando-me para a docência no 1º Ciclo e no 2º Ciclo nas áreas disciplinares de Português, Matemática, Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal. O documento está organizado em três capítulos. O primeiro destina-se ao enquadramento institucional, onde está comtemplado a organização e a administração escolar do sistema de ensino português, a localização geográfica dos locais de estágio, bem como uma pequena abordagem à história da cidade da Guarda, à Vila de Gouveia e de Vila Nova de Tázem e a caraterização socioeconómica e psicopedagógica das turmas do 5º C; 5º G, 6º B e 6 º F. O segundo capítulo é referente à descrição do processo de prática de ensino supervisionada, no 1º e 2º Ciclo, encontrando-se organizado pelas áreas disciplinares de Matemática, Ciências da Natureza, Português e História e Geografia de Portugal. Para cada uma delas realizou-se uma pequena reflexão sobre a minha prática, contemplando as estratégias, recursos e metodologias adotadas por mim, as experiências vividas e os pontos menos conseguidos e os mais altos da minha regência. Encerrando este capítulo com uma reflexão crítica na qual contemplo uma auto e heteroavaliação. O terceiro capítulo destina-se à realização de um estudo mais aprofundado sobre a aptidão para a matemática e as questões de género no 2º ciclo. O objetivo deste estudo é verificar se o “mito” criado pela sociedade de que o género masculino tem maior apetência para a matemática é ou não verídico. Para tal irei aplicar a uma amostra dos alunos do 5º ano das escolas onde realizei a prática de Ensino Supervisionada uma ficha de trabalho que comtempla diversas questões de três domínios matemáticos, sendo elas: a geometria, os números e operações e organização e tratamento de dados, que será posteriormente analisada bem como os seus resultados.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2278
Aparece nas Colecções:Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

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