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Título: A Logística das IPSS-Estudo do Caso do Distrito da Guarda
Autores: Vieira, Sandra S B
Palavras Chave: IPSS
Logística
Organização
Papel do Estado
Data: 14-May-2014
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658 VIE
Resumo: “A missão da Logística é tornar disponíveis os produtos e serviços corretos e requeridos, no tempo certo, no local certo, nas condições adequadas, ao mesmo tempo que produz a maior contribuição possível para a empresa” (Andrade, 2004: 1). Sendo a Logística um instrumento fundamental para a gestão de qualquer organização, tem nos dias de hoje, e mais do que nunca, uma missão importante em todas as organizações, sejam elas privadas ou públicas, com ou sem fins lucrativos. Junto das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) a sua missão reveste-se ainda de um maior destaque, dada a necessidade de uma otimização de recursos devido à escassez dos mesmos, sejam eles materiais ou humanos. Estas instituições têm um papel relevante na sociedade e no panorama económico de crise que o país atravessa, sendo o Distrito da Guarda um dos mais afetados devido à sua localização geográfica, o interior do país. Este estudo tem como objetivo verificar como é feita a organização logística das IPSS do Distrito da Guarda e averiguar a importância que os seus Dirigentes e Gestores lhe atribuem. Pelo que, através das conclusões apuradas, pode dizer-se que a organização logística da maioria das IPSS do Distrito da Guarda é feita com base num conhecimento empírico, onde o papel das vivências e da experiência de vida dos responsáveis da instituição tem um papel fundamental. Não obstante o êxito com que é feita a gestão das IPSS, seria importante para Diretores e Funcionários terem a noção de que a Logística está presente em todas as atividades desempenhadas numa instituição e por isso prestarem atenção às ferramentas que a Logística lhes pode emprestar no desempenho das suas funções, a nível de organização do tempo, da minimização de custos, focando sempre como principal objetivo a qualidade dos serviços prestados.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2285
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