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Título: A instalação sonora como espaço de arte plural: A eletrónica ao serviço da determinação das obras Tonnetz 09-B (2010) e A Dama e o Unicórnio (2013) de António de Sousa Dias
Autores: Santana, Helena Maria da Silva
Santana, Rosário
Data: 2015
Resumo: A interação entre o humano e o instrumental, o instrumental e o electrónico, o pré-gravado (fixo) e o interativo (modulável), despoleta uma nova forma de criação artística onde a interação reciproca se trona fundamental. Quando a esses espaços se sobrepõem outros de texto e imagem, e quando estes se manipulam e regem mutuamente, os criadores desenvolvem espaços de arte que se tornam abertos e plurais. Neste fazer, uma interpretação de obra não se rege mais pelos cânones mais convencionais, adquirindo uma outra forma de se ser, e, estar. Por outro lado, e porque tem sido frutífera a relação criativa que ocorre entre o compositor português António de Sousa Dias e muitos outros artistas, na produção de obras de arte plurais, espaços de arte interativos onde a componente sonora e visual sobressai, decidimos dedicar a nossa atenção a toda a sua produção artística, nomeadamente para duas obras deste compositor onde a interação entre criador, intérprete e fruidor, se revela fundamental na determinação da sua interpretação. Simultaneamente, a questão do estudo e desenvolvimento, através da arte, dos espaços arquitectónicos da sala de concerto, nomeadamente em função da sua capacidade de modulação dos estratos de significação de uma obra, são relevados em muitas das suas propostas artísticas. Neste trabalho, analisaremos as obras Tonnetz 09-B (2010) e A Dama e o Unicórnio (2013) para demonstrar como se formam enquanto espaços de arte, bem como os problemas de interpretação e criação que encerram. Através deles, queremos perceber como são manifestos os seus conteúdos sonoros, musicais, imagéticos e visuais, bem como se relacionam, e no caso de A Dama e o Unicórnio, com os conteúdos poéticos de Maria da Teresa Horta e o espaço físico da sala de concerto - O Jardim de Inverno do Teatro de São Luíz em Lisboa. Pretendemos ainda verificar como se constituem, e através da interpretação, em novos espaços de arte.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2312
ISBN: 978-972-789-462-8
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