Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Artigos em Acta de Conferência Nacional (ESTG) >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/2329
|
Título: | Código de ética: Uma perspetiva da diversidade em Portugal |
Autores: | Dias, Cristana Abreu, Rute David, Fátima |
Palavras Chave: | Ética Código de Ética OTOC Portugal |
Data: | 2015 |
Editora: | OTOC |
Resumo: | A sustentabilidade das economias locais está dependente de fatores económicos como a fixação das populações nos territórios rurais, a realização de investimentos públicos, a promoção de investimentos privados, mas a preservação do ambiente, da cultura e dos valores sociais podem dotar essas economias locais de outras potencialidades, já que, de forma equilibrada, partilham oportunidades e esponsabilidades, com a consequente diminuição das desigualdades sociais.
Neste contexto, esta investigação caracteriza a ética e os códigos de ética, enquanto instrumento de trabalho dos Contabilistas Certificados que alicerçam as suas novas estratégias de sustentabilidade das economias locais, em substituição das anteriores assentes no paradigma do mercado de capitais. Todavia, o reconhecimento destas novas estratégias envolve uma consolidação da responsabilidade social assente na postura ética e nos valores subjacentes ao quadro global das decisões.
O código de ética na Contabilidade e a estratégia de sustentabilidade das economias locais são, indiscutivelmente, reconhecidas como determinantes para o desenvolvimento da sociedade em
que as mesmas se encontram inseridas. Contudo, não podem ser esquecido o seu real objetivo, as práticas socialmente responsáveis centram-se, muitas vezes, no estrito cumprimento das obrigações legais. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/2329 |
ISBN: | 978-972-9171-86-4 |
Aparece nas Colecções: | Artigos em Acta de Conferência Nacional (ESTG)
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
Ata Cientifica_Rute Abreu6.pdf | | 1263Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|