DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) >
Artigos em Acta de Conferência Nacional (ESTH) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/2471

Título: Cinco dias, cinco noites (Manuel Tiago / Álvaro Cunhal): A literatura “comprometida” como forma superior de ser e entender o mundo.
Autores: Sardo, Anabela
Branquinho, Elisa
Ferreira, Zaida
Palavras Chave: Manuel Tiago / Álvaro Cunhal
Político, escritor e artista
Neorrealismo português
Cinco Dias, Cinco Noites (1975)
Literatura comprometida
Data: 2015
Resumo: Álvaro Cunhal foi uma das personalidades marcantes do século XX português e europeu. Para além de político combativo, e extremamente lúcido, e de incansável resistente antifascista, foi uma figura de estatura excecional no domínio da literatura e das artes plásticas. Contudo, só em 1994 essa sua faceta, até então velada, é trazida a público aquando da publicação da obra A Estrela de Seis Pontas, a qual completa a trilogia iniciada com o romance Até Amanhã Camaradas (1974) e Cinco Dias, Cinco Noites (1975). O artigo pretende mostrar como a obra ficcional de Manuel Tiago / Álvaro Cunhal pode ser considerada um marco do neorrealismo português. Cinco Dias, Cinco Noites, uma das suas obras principais, procura expressar a verdade sobre uma época sombria e tenebrosa da História de Portugal, desenhando e exaltando, nas personagens da novela, a luta corajosa de um povo forte e audacioso que, apesar dos medos e das angústias, havia de recuperar a voz, a cidadania e os direitos cívicos e sociais que meio século de ditadura sonegou. Urbano Tavares Rodrigues definiu Cinco Dias, Cinco Noites como uma peculiar, profunda e rara experiência do humano. Todavia, há que dizer que, apesar da escrita clara e despojada desta novela, politicamente comprometida, permanecem os códigos de referências que apelam à cumplicidade do leitor, o qual deve possuir conhecimentos para decifrar as alusões e o “não dito”. Existe, na diegese, um profundo subtexto a descodificar.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2471
ISBN: 978-989-8607-02-7
Aparece nas Colecções:Artigos em Acta de Conferência Nacional (ESTH)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Cinco dias, cionco noites(Manuel Tiago-Álvaro Cunhal)-A literatura comprometida como forma superior de ser e entender o mundo.pdf6240KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega