DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Artigos em Revista Nacional (ESTG) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/2492

Título: Factores socioeconómicos e sucesso educativo
Autores: Tomé, Francisco
Palavras Chave: Ensino
Sucesso educativo
Desenvolvimento socioeconómico
Data: 2013
Editora: AGIR – Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural
Resumo: Se bem que nos últimos 30 anos os programas de governo têm vindo a considerar a educação como uma prioridade política a sociedade portuguesa apresente ainda níveis médios de instrução bastante baixos. Tem-se assistido a uma massificação do sistema educativo e com ela o eclodir do insucesso educativo. A retenção de alunos tem sido invocada por muitos como causa para as elevadas taxas de abandono escolar. Muitos estudos empíricos demonstraram que as causas do insucesso educativo, são múltiplas como diversas são as formas de lidar com o problema. A partir da década de 70, a explicação do insucesso educativo encontra justificação nas diferenças socioeconomicas do aluno. Bourdieu e Passeron enquadram-se nesta corrente ao defenderem que às diferenças de posições sociais dos pais correspondem diferenças de posições escolares dos filhos. Assim nesta perspectiva as diferenças reproduzem-se na escola, em termos de resultados, e depois na vida profissional, em termos de remunerações. Para estes autores a escola legitima e reproduz a hierarquia social. Este ponto de vista é corrobado na forte correlação estatística existente entre insucesso e origem social, confirmando que os resultados dos alunos são função do nível sócioeconómico das suas famílias de origem. O objectivo desta investigação é precisamente relacionar o sucesso educativo, medido através do nível de desempenho da escola com o nível de desenvolvimento socioeconómico, medido através do indicador de poder de compra procurando a relação entre os factores e mostrando a causalidade existente entre eles.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2492
ISSN: 2182-9888
Aparece nas Colecções:Artigos em Revista Nacional (ESTG)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
FTome.pdf112KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega