Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) >
Artigos em Acta de Conferência Nacional (ESTH) >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/2500
|
Título: | "A vida é feita de pequenos nadas!" Primeira Análise Qualitativa das Atitudes sobre a Estatística de Professores Portugueses |
Autores: | Martins, José Alexandre Nascimento, Maria Manuel Estrada, Assumpta |
Palavras Chave: | Investigação em educação estatística Atitudes em relação à Estatística Escala de Actitudes hacia la Estadística de Estrada - EAEE; Formação de professores |
Data: | 2013 |
Editora: | Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo: | As atitudes dos professores em relação à Estatística podem ter um impacto significativo na sua formação, na sua prática letiva no que se refere ao ensino da Estatística, bem como na atitude dos futuros seus alunos. A influência das atitudes no ensino da Estatística em diferentes contextos já foi abordada em estudos prévios de Estrada et al. (2004, 2010a, 2010b) e Martins et al. (2011). O trabalho aqui apresentado é uma parte de um estudo mais alargado sobre as atitudes em relação à Estatística de professores do primeiro e segundo ciclo do ensino básico em Portugal. Neste estudo é feita uma análise qualitativa de conteúdo das razões dadas pelos professores em relação à pontuações por eles atribuídas em nove dos itens da escala usada, a Escala de Actitudes hacia la Estadística de Estrada — EAEE (Estrada, 2002). Os resultados indicam a necessidade de continuar a trabalhar para e pelos professores, potenciando a sua formação estatística sem nunca esquecer a respetiva componente afetiva. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/2500 |
ISBN: | 978-989-8525-19-2 |
Aparece nas Colecções: | Artigos em Acta de Conferência Nacional (ESTH)
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
A vida é feita de pequenos nadas!Primeira análise qualitativa das atitudes sobre a estatística de professores portugueses.pdf | | 6144Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|