Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Artigos em Acta de Conferência Internacional (ESECD) >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/2543
|
Título: | Os programas de geometria dinâmica no ensino básico |
Autores: | Fonseca, Cecília Mateus, Joaquim |
Palavras Chave: | Geometria dinâmica Ferramenta computacional Tarefas Ensino-aprendizagem de matemática |
Data: | 2011 |
Resumo: | Tendo em conta o contexto informático actual, estão ao dispor dos intervenientes no processo de ensino/aprendizagem um vasto leque de programas que permitem diversificar estratégias no ensino/aprendizagem da matemática. É neste enquadramento que se inserem os programas de geometria dinâmica, os quais constituem ferramentas interactivas que permitem a criação e manipulação de figuras geométricas, com base nas suas propriedades, favorecendo a compreensão dos conceitos e relações geométricas.
Neste trabalho apresentamos uma reflexão sobre a utilização dos referidos programas, exploramos o programa GeoGebra no âmbito do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico em Portugal e relatamos experiências da sua utilização por parte de professores e alunos do mesmo nível de ensino. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/2543 |
Aparece nas Colecções: | Artigos em Acta de Conferência Internacional (ESECD)
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
Artigo-CeciliaFonseca -INTE.pdf | | 398Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|