DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Artigos em Acta de Conferência Internacional (ESTG) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/2557

Título: Estimulando a interatividade na sala de aula com recurso à tecnologia bluetooth dos telemóveis: Um estudo de caso
Autores: Trindade, Jorge Fonseca
Data: Jun-2011
Resumo: A interatividade é uma peça essencial no processo de ensino-aprendizagem, abrangendo, no sentido mais lato, a não-linearidade, a cooperação, a predisposição do sujeito a falar, ouvir, argumentar e a disponibilizar-se conscientemente para mais comunicação. Para a sua incrementação na sala de aula, é necessário trabalhar num contexto criativo, aberto e dinâmico, disponibilizando múltiplas conexões e permitindo que o aluno também faça por si mesmo. Neste contexto estrutura-se uma nova relação pedagógica e exige-se uma nova plataforma de trabalho, uma nova competência técnica e política dos professores. As tecnologias, quando incorporadas no ensino para apoiarem os processos cognitivos e sociais da aprendizagem, podem fornecer oportunidades únicas. É o caso apresentado neste trabalho, em que foi aproveitada a tecnologia Bluetooth, disponível na maioria dos telemóveis, para com ela incrementar a interatividade na sala de aula. A amostra do estudo consistiu em 26 alunos do 1º ano do ensino superior. Os resultados mostraram ganhos de interatividade estatisticamente significativos quer a nível individual (alunos) quer a nível global (turma).
URI: http://hdl.handle.net/10314/2557
Aparece nas Colecções:Artigos em Acta de Conferência Internacional (ESTG)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
JorgeTrindadeJunho2011.pdf283KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega