Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Artigos em Acta de Conferência Internacional (ESTG) >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/2557
|
Título: | Estimulando a interatividade na sala de aula com recurso à tecnologia bluetooth dos telemóveis: Um estudo de caso |
Autores: | Trindade, Jorge Fonseca |
Data: | Jun-2011 |
Resumo: | A interatividade é uma peça essencial no processo de ensino-aprendizagem, abrangendo, no sentido mais lato, a não-linearidade, a cooperação, a predisposição do sujeito a falar, ouvir, argumentar e a disponibilizar-se conscientemente para mais comunicação. Para a sua incrementação na sala de aula, é necessário trabalhar num contexto criativo, aberto e dinâmico, disponibilizando múltiplas conexões e permitindo que o aluno também faça por si mesmo. Neste contexto estrutura-se uma nova relação pedagógica e exige-se uma nova plataforma de trabalho, uma nova competência técnica e política dos professores. As tecnologias, quando incorporadas no ensino para apoiarem os processos cognitivos e sociais da aprendizagem, podem fornecer oportunidades únicas. É o caso apresentado neste trabalho, em que foi aproveitada a tecnologia Bluetooth, disponível na maioria dos telemóveis, para com ela incrementar a interatividade na sala de aula. A amostra do estudo consistiu em 26 alunos do 1º ano do ensino superior. Os resultados mostraram ganhos de interatividade estatisticamente significativos quer a nível individual (alunos) quer a nível global (turma). |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/2557 |
Aparece nas Colecções: | Artigos em Acta de Conferência Internacional (ESTG)
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
JorgeTrindadeJunho2011.pdf | | 283Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|