Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Artigos em Revista Internacional (ESTG) >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/3120
|
Título: | Animação de personagens 3D - expressão facial |
Autores: | Miranda, João Carlos |
Palavras Chave: | Animação de personagem Objectos de Deformação Transformação Animação do esqueleto Expressão Facial |
Data: | Nov-2009 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Resumo: | Durante os últimos anos, emergiu um interesse crescente em animação 3D de caracteres e expressões faciais. EsTe facto está relacionado com a nova participação de actores virtuais em televisão, cinema e indústrias de jogos interactivos, entre outros. Nestes casos, o objectivo principal é criar personagens virtuais que simulam o corpo e todos os detalhes de movimento do rosto, da forma mais realista possível.
Neste artigo é efectuada uma revisão dos métodos mais usados na animação 3D. O método base do esqueleto é o mais utilizado para criar os movimentos principais, como o andar, por exemplo; os métodos base de mistura de formas são usados para criar deformações mais subtis. Em áreas que exigem um maior controlo e realismo, como alguns músculos do rosto, é possível adicionar camadas de deformação. Normalmente, curvas de NURBS ou grelhas de FFD são usadas para realçar algumas características do rosto. Os vários métodos têm vantagens e desvantagens. Assim, a melhor solução é combinar as diferentes técnicas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3120 |
ISSN: | 1646-8848 |
Aparece nas Colecções: | Artigos em Revista Internacional (ESTG)
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
joaocarlosmiranda2.pdf | | 681Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|