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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/328

Título: O papel das Instituições de Ensino Superior na Inovação e no Desenvolvimento das Regiões: A perspectiva das Empresas dos Distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu
Autores: Almeida, Carlos F R
Palavras Chave: Modelos de Inovação
“Triple Helix”
Instituições de Ensino Superior-Empresas-Estado
Cooperação
Sistema de Inovação
Data: Dec-2010
Relatório da Série N.º: 10798
658 ALM
Resumo: querem economias desenvolvidas e competitivas. Numa sociedade globalizada e em constante procura de novos mercados, o desenvolvimento económico e social requer interacções de diferentes actores e instituições, em particular, Instituições de Ensino Superior (IES), Empresas e Estado, onde assenta o modelo de desenvolvimento “Triple Helix”. As IES são capazes de empreender iniciativas de desenvolvimento socioeconómicas, conjugando o ensino e a investigação com o preenchimento das lacunas existentes entre as empresas, a aplicação e a descoberta através de interacções entre os diversos intervenientes. Ao Estado cabe apresentar propostas de correcção, em função de possíveis falhas de mercado e diversos instrumentos para favorecer a capacidade de inovação tecnológica num país ou região e alcançar uma política de promoção da inovação. O estudo para além da análise bibliográfica do tema inovação, conceptualização, sistemas e modelos, desenvolve-se em torno do “Triple Helix”, realçando o papel dos agentes económicos na inovação e no desenvolvimento regional. Em particular, salienta-se o papel das IES na inovação, a dinâmica dos espaços, as formas de interligação nestes espaços de inovação, os benefícios que os actores podem obter num processo de cooperação, a estruturas que permitem essa interligação e as dificuldades que a empresa encontra no investimento inovador. A opção de analisar a importância das IES no processo de inovação e de cooperação para a inovação sob o ponto de vista das Empresas é fundamentada por estas terem uma perspectiva abrangente do processo inovador e do papel das IES no processo de inovação e no desenvolvimento regional. Assim, toma-se como quadro conceptual as abordagens actuais de referência sobre a temática da inovação baseada num modelo teórico, corroborado por um suporte empírico, cuja análise assenta no estudo da existência de inovação e na cooperação entre as empresas e as IES no âmbito da inovação. Apresenta-se a metodologia de investigação escolhida para o desenvolvimento do estudo empírico, formulando-se as hipóteses que se pretendem testar e apresentando-se os métodos utilizados na mesma. Para testar as hipóteses formuladas construiu-se um questionário dirigidos às empresas dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu que tenham como contacto o correio electrónico. Aos dados obtidos foram realizadas a análise de cluster, para agrupar as empresas segundo a capacidade inovadora e de cooperação no processo de inovação, e o teste de comparação de médias para a verificação de hipóteses.
URI: http://hdl.handle.net/10314/328
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