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http://hdl.handle.net/10314/328
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Título: | O papel das Instituições de Ensino Superior na Inovação e no Desenvolvimento das Regiões: A perspectiva das Empresas dos Distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu |
Autores: | Almeida, Carlos F R |
Palavras Chave: | Modelos de Inovação “Triple Helix” Instituições de Ensino Superior-Empresas-Estado Cooperação Sistema de Inovação |
Data: | Dec-2010 |
Relatório da Série N.º: | 10798 658 ALM |
Resumo: | querem economias desenvolvidas e competitivas. Numa sociedade globalizada e em constante procura de novos mercados, o desenvolvimento económico e social requer interacções de diferentes actores e instituições, em particular, Instituições de Ensino Superior (IES), Empresas e Estado, onde assenta o modelo de desenvolvimento “Triple Helix”.
As IES são capazes de empreender iniciativas de desenvolvimento socioeconómicas,
conjugando o ensino e a investigação com o preenchimento das lacunas existentes entre as
empresas, a aplicação e a descoberta através de interacções entre os diversos intervenientes. Ao
Estado cabe apresentar propostas de correcção, em função de possíveis falhas de mercado e
diversos instrumentos para favorecer a capacidade de inovação tecnológica num país ou região
e alcançar uma política de promoção da inovação.
O estudo para além da análise bibliográfica do tema inovação, conceptualização, sistemas e
modelos, desenvolve-se em torno do “Triple Helix”, realçando o papel dos agentes económicos
na inovação e no desenvolvimento regional. Em particular, salienta-se o papel das IES na
inovação, a dinâmica dos espaços, as formas de interligação nestes espaços de inovação, os
benefícios que os actores podem obter num processo de cooperação, a estruturas que permitem
essa interligação e as dificuldades que a empresa encontra no investimento inovador.
A opção de analisar a importância das IES no processo de inovação e de cooperação para a
inovação sob o ponto de vista das Empresas é fundamentada por estas terem uma perspectiva
abrangente do processo inovador e do papel das IES no processo de inovação e no
desenvolvimento regional.
Assim, toma-se como quadro conceptual as abordagens actuais de referência sobre a temática
da inovação baseada num modelo teórico, corroborado por um suporte empírico, cuja análise
assenta no estudo da existência de inovação e na cooperação entre as empresas e as IES no
âmbito da inovação. Apresenta-se a metodologia de investigação escolhida para o
desenvolvimento do estudo empírico, formulando-se as hipóteses que se pretendem testar e
apresentando-se os métodos utilizados na mesma.
Para testar as hipóteses formuladas construiu-se um questionário dirigidos às empresas dos
distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu que tenham como contacto o correio electrónico.
Aos dados obtidos foram realizadas a análise de cluster, para agrupar as empresas segundo a
capacidade inovadora e de cooperação no processo de inovação, e o teste de comparação de
médias para a verificação de hipóteses. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/328 |
Aparece nas Colecções: | Projecto Aplicado do Mestrado - Gestão
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Ficheiros deste Registo:
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