DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Artigos em Revista Internacional (ESECD) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/3293

Título: Validação de equações preditivas da área de secção transversa do tronco para avaliação do arrasto hidrodinâmico de nadadores.
Autores: Morais, Jorge
Costa, Mário
Mejias, Jean
Marinho, Daniel
Silva, António
Barbosa, Tiago
Data: 2011
Editora: Universidade Federal de São Paulo
Citação: MORAIS JE, COSTA MJ, MEJIAS JE, MARINHO DA, SILVA AJ, BARBOSA TM (2011) Validação de equações preditivas da área de secção transversa do tronco para avaliação do arrasto hidrodinâmico de nadadores. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, 13(6): 461-467.
Resumo: O objectivo do estudo foi desenvolver e validar equações preditivas da área de secção transversa do tronco humano para avaliação do arrasto hidrodinâmico em nadadores. Os modelos foram desenvolvidos para o sexo masculino e de acordo com o nível competitivo. A amostra foi composta por 152 sujeitos do sexo masculino, todos praticantes de Natação Pura desportiva com idades . A amplitude de idades variou entre os 10 e os 32 anos de idade. Para o desenvolvimento dos modelos foi utilizado um grupo de sujeitos para estimar a equação e um outro para a validar. Foram avaliadas as seguintes características antropométricas: (i) área de secção transversal do tronco;, (ii) massa corporal, (iii) estatura, (iv) diâmetro bi-acromial, (v) diâmetro tóraco-sagital e; (vi) perímetro peitoral. Os modelos preditivos foram desenvolvidos através de análise de regressão linear múltipla passo-a-passo e num dos casos com recurso ao nível competitivo enquanto variável dummy. Todos os modelos desenvolvidos incluíram como variáveis independentes o diâmetro tóraco-sagital e o perímetro peitoral (0.,32 ≤ R2 ≤ 0.,48; Pp < 0.,01). No processo de validação entre as áreas de secção transversal do tronco medida e estimada não se verificaram diferenças significativas entre valores médios (Pp > 0,05), as regressões lineares simples foram moderadas (0.,23 ≤ R2 ≤ 0.,39; 0.,01 ≤ Pp ≤ 0,001) e o critério de Bland Altman foi em todos os casos cumprido. Pode concluir-se que os modelos desenvolvidos para o sexo masculino, e de acordo com o nível competitivo predizem com validade a área de secção transversa do tronco de nadadores.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3293
Aparece nas Colecções:Artigos em Revista Internacional (ESECD)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
2011 Morais et al RBCDH.pdf298KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega