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http://hdl.handle.net/10314/3304
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Título: | Tarefas alternativas para o ensino e aperfeiçoamento das técnicas simultâneas de nado. |
Autores: | Barbosa, Tiago Costa, Mário Marinho, Daniel Garrido, Nuno Silva, António Queiros, Telma |
Data: | 2011 |
Editora: | Educación Física y Deportes |
Citação: | BARBOSA TM, COSTA MJ, MARINHO DA, GARRIDO ND, SILVA AJ, QUEIRÓS TM (2011). Tarefas alternativas para o ensino e aperfeiçoamento das técnicas simultâneas de nado. Educación Física y Deportes, nº 156. www.efdeportes.com |
Resumo: | As tarefas “clássicas” de ensino das técnicas da Natação Pura Desportiva tendem a criar uma sobrecarga sobre algumas estruturas do aparelho locomotor, monotonia nas sessões, bem como, induzir uma menor plasticidade e riqueza no domínio motriz ou do controlo motor. Daí ser vulgar propor-se aos alunos tarefas de ensino diferenciadas, “alternativas”. As técnicas de nado de Bruços e de Mariposa são tidas como das mais complexas de ensinar por manifestas dificuldades coordenativas e/ou cineantropométricas dos alunos. É objectivo deste trabalho propor um modelo taxionómico para o ensino das técnicas simultâneas de nado, apresentar uma selecção de tarefas “alternativas” para o ensino das técnicas em causa, apontando as principais vantagens e desvantagens de cada uma. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3304 |
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