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Título: Tarefas alternativas para o ensino e aperfeiçoamento das técnicas simultâneas de nado.
Autores: Barbosa, Tiago
Costa, Mário
Marinho, Daniel
Garrido, Nuno
Silva, António
Queiros, Telma
Data: 2011
Editora: Educación Física y Deportes
Citação: BARBOSA TM, COSTA MJ, MARINHO DA, GARRIDO ND, SILVA AJ, QUEIRÓS TM (2011). Tarefas alternativas para o ensino e aperfeiçoamento das técnicas simultâneas de nado. Educación Física y Deportes, nº 156. www.efdeportes.com
Resumo: As tarefas “clássicas” de ensino das técnicas da Natação Pura Desportiva tendem a criar uma sobrecarga sobre algumas estruturas do aparelho locomotor, monotonia nas sessões, bem como, induzir uma menor plasticidade e riqueza no domínio motriz ou do controlo motor. Daí ser vulgar propor-se aos alunos tarefas de ensino diferenciadas, “alternativas”. As técnicas de nado de Bruços e de Mariposa são tidas como das mais complexas de ensinar por manifestas dificuldades coordenativas e/ou cineantropométricas dos alunos. É objectivo deste trabalho propor um modelo taxionómico para o ensino das técnicas simultâneas de nado, apresentar uma selecção de tarefas “alternativas” para o ensino das técnicas em causa, apontando as principais vantagens e desvantagens de cada uma.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3304
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