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http://hdl.handle.net/10314/331
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Título: | Cooperação no âmbito da Inovação Empresarial: Estudo nas Empresas de Serviço Portuguesas |
Autores: | Fonseca, Sónia |
Palavras Chave: | Inovação Serviços Cooperação Capacidade Inovadora Empresarial CIS |
Data: | 2010 |
Relatório da Série N.º: | 10798 658 FON |
Resumo: | A importância da inovação nos serviços é amplamente reconhecida tanto no sector privado como no sector público. Com o intuito de ampliar um pouco mais o conhecimento sobre a cooperação das empresas de serviços no âmbito da inovação e dar um contributo sobre o desenvolvimento do processo de cooperação com os vários parceiros, desenvolveu-se a presente investigação. Os objectivos centram-se em analisar se as empresas de serviços que estabelecem acordos de cooperação tem maior propensão para inovar, identificar se os factores relacionados com investimentos em actividades de inovação e apoio financeiro público influenciam a cooperação entre as empresas de serviços e os diversos parceiros.
Assim, toma-se como quadro conceptual as abordagens actuais de referência sobre a temática da inovação empresarial, desenvolvendo um suporte teórico, corroborado por um suporte empírico, cuja análise assenta no estudo da cooperação no âmbito da inovação empresarial, ao nível das empresas portuguesas de serviços. Apresenta-se a metodologia de investigação escolhida para o desenvolvimento do estudo empírico, formulando-se as hipóteses que se pretendem testar e apresentando-se os métodos utilizados na mesma.
Para testar as hipóteses formuladas utilizam-se dados secundários facultados pelo ―Observatório da Ciência e do Ensino Superior‖ (OCES), pertencentes ao 4º Inquérito Comunitário à Inovação (CIS 4). Este questionário foi implementado em vários países da Europa sob a supervisão do EUROSTAT. Aos dados obtidos aplicaram-se modelos de regressão logística.
Os resultados obtidos mostram que as empresas de serviços que estabelecem relacionamentos de cooperação com Fornecedores, Clientes e Universidades e Institutos Politécnicos têm maior propensão em inovar no produto. Pela significância dos valores obtidos, constata-se que a implementação de actividades de marketing levará as empresas de serviços a terem maior propensão para cooperarem com Empresas do Grupo. Também se constatou que as empresas de serviços têm maior propensão para cooperar com Universidades e Institutos Politécnicos, quando beneficiam de apoio público, pois deste modo têm acesso sistemas de incentivos, que de outra forma seriam mais difícil de obter. Assim, as Universidades e Institutos Politécnicos revelam-se parceiros estratégicos na obtenção de financiamento através de sistemas de incentivos à inovação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/331 |
Aparece nas Colecções: | Projecto Aplicado do Mestrado - Gestão
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