DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Saúde (ESS) >
Artigos em Revista Internacional (ESS) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/3365

Título: "Sentido de Coerêcnia" e desempenho académico no ensino superior: Uma revisão sistemática da literatura
Autores: Carrondo, Ezequiel
Palavras Chave: Paradigma salutogénico
“sentido de coerência”
Desempenho académico
Data: Apr-2013
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Resumo: Objetivo: analisar e interpretar estudos empíricos publicados sobre o “sentido de coerência” e o desempenho académico no ensino superior. Metodologia: revisão sistemática de literatura: artigos de investigação pesquisados em plataformas de base de dados e revistas científicas. Resultados: a pesquisa efetuada revelou um número limitado de estudos, tendo sido considerados quatro. Nos estudantes com maior “sentido de coerência” observou-se uma maior capacidade para lidar com os problemas associados à vida académica. A influência do “sentido de coerência” no sucesso académico foi superior ao efeito de algumas experiências institucionais. Conclusões: os estudos sugerem que deve ser considerada a possibilidade de o “sentido de coerência” influenciar o desempenho académico no ensino superior. Em futura investigação deverá ser explorada a integração do “sentido de coerência” nos processos formativos dos enfermeiros, como estratégia para melhorar a capacidade dos estudantes em lidar com as situações e, assim, melhorar o seu desempenho académico.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3365
ISSN: 1646-8848
Aparece nas Colecções:Artigos em Revista Internacional (ESS)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
1_11-23“SENTIDO DE COERÊNCIA” E DESEMPENHO ACADÉMICO NO ENSINO SUPERIOR- UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA.pdf119KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega