Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Saúde (ESS) >
Artigos em Revista Internacional (ESS) >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/3365
|
Título: | "Sentido de Coerêcnia" e desempenho académico no ensino superior: Uma revisão sistemática da literatura |
Autores: | Carrondo, Ezequiel |
Palavras Chave: | Paradigma salutogénico “sentido de coerência” Desempenho académico |
Data: | Apr-2013 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Resumo: | Objetivo: analisar e interpretar estudos empíricos publicados sobre o “sentido de coerência” e o desempenho académico no ensino superior.
Metodologia: revisão sistemática de literatura: artigos de investigação pesquisados em plataformas de base de dados e revistas científicas.
Resultados: a pesquisa efetuada revelou um número limitado de estudos, tendo sido considerados quatro. Nos estudantes com maior “sentido de coerência” observou-se uma maior capacidade para lidar com os problemas associados à vida académica. A influência do “sentido de coerência” no sucesso académico foi superior ao efeito de algumas experiências institucionais. Conclusões: os estudos sugerem que deve ser considerada a possibilidade de o “sentido de coerência” influenciar o desempenho académico no ensino superior. Em futura investigação deverá ser explorada a integração do “sentido de coerência” nos processos formativos dos enfermeiros, como estratégia para melhorar a capacidade dos estudantes em lidar com as situações e, assim, melhorar o seu desempenho académico. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3365 |
ISSN: | 1646-8848 |
Aparece nas Colecções: | Artigos em Revista Internacional (ESS)
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
1_11-23“SENTIDO DE COERÊNCIA” E DESEMPENHO ACADÉMICO NO ENSINO SUPERIOR- UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA.pdf | | 119Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|