DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Saúde (ESS) >
Artigos em Revista Internacional (ESS) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/3415

Título: Factores de stress e insatisfação num curso online
Autores: Paulino, Manuel
Coelho, Nuno
Palavras Chave: Stress
Insatisfação
Ensino online
Data: Apr-2008
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Resumo: O ensino online pertence à quarta geração do ensino à distância e apresenta um conjunto de factores que podem interferir na satisfação do estudante e causar momentos de insatisfação e de stress. Com a realização deste estudo pretendemos, pela análise do discurso dos inquiridos: i) conhecer os níveis de insatisfação e stress vividos pelos estudantes de um curso de Pós-graduação e Mestrado na modalidade de ensino online assíncrona; ii) identificar os factores geradores de maior stress e insatisfação nos estudantes. Para a sua concretização, procedeu-se a um estudo qualitativo com 20 estudantes, utilizando-se como instrumento de pesquisa, a entrevista semi-estruturada, realizada na modalidade online síncrona, através da palavra escrita. Os resultados obtidos apontam para uma amostra de estudantes que: i) afirmam estar globalmente satisfeitos com o curso; ii) identificam a aprendizagem efectuada como aspecto gerador de mais satisfação; iii) salientam a falta de feedback atempado do professor como o factor de maior insatisfação; iv) referem que as emoções mais positivas se situaram ao nível das relações interpessoais, e as mais negativas, no receio de não corresponder às expectativas criadas; v) consideram a falta de tempo como o factor que desencadeou não só mais stress e insatisfação, como também foi responsável pelos muitos momentos de tensão que viveram durante o curso.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3415
ISSN: 1646-8848
Aparece nas Colecções:Artigos em Revista Internacional (ESS)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
1_9-19FACTORES DE STRESS E INSATISFAÇÃO NUM CURSO ONLINE.pdf130KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega