Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Artigos em Revista Internacional (ESTG) >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/3427
|
Título: | Teorias explicativas do insucesso educativo e estratégias de intervenção - Uma análise empírica |
Autores: | Pinto, Sussana Tomé, Francisco |
Palavras Chave: | Ensino Pedagogia Investigação em Ciências da Educação Insucesso educativo |
Data: | Sep-2007 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Resumo: | De forma a promover a igualdade de oportunidades democratizou-se o acesso ao ensino, e como consequência ó insucesso escolar atingiu níveis preocupantes. Neste contexto, o nosso objectivo foi procurar averiguar as principais explicações apontadas pelos professores para este fenómeno e estratégias de intervenção. Através de um inquérito a professores, foi possível ordenar as causas e as estratégias de intervenção adoptadas para o combater. Os resultados obtidos na explicação deste problema, puseram em evidência teorias de cariz essencialmente individualista centradas no handicap socïocultural do aluno. No que concerne às estratégias promoloras de eficácia adoptadas pelos professores; estas deixam de estar predominantemente centradas no aluno, para se centrarem na pratica sócio-institucional e biogenética. Se bem que os
professores defendam que vale a pena lutar contra o insucesso educativo utilizando estratégias sistémicas para recuperar os alunos, estas são ainda pouco utilizadas por eles. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3427 |
ISSN: | 1646-8848 |
Aparece nas Colecções: | Artigos em Revista Internacional (ESTG)
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
4_99-110TEORIAS EXPLICATIVAS DO INSUCESSO EDUCATIVO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO - UMA ANÁLISE EMPÍRICA.pdf | | 489Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|