DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Artigos em Revista Internacional (ESTG) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/3427

Título: Teorias explicativas do insucesso educativo e estratégias de intervenção - Uma análise empírica
Autores: Pinto, Sussana
Tomé, Francisco
Palavras Chave: Ensino
Pedagogia
Investigação em Ciências da Educação
Insucesso educativo
Data: Sep-2007
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Resumo: De forma a promover a igualdade de oportunidades democratizou-se o acesso ao ensino, e como consequência ó insucesso escolar atingiu níveis preocupantes. Neste contexto, o nosso objectivo foi procurar averiguar as principais explicações apontadas pelos professores para este fenómeno e estratégias de intervenção. Através de um inquérito a professores, foi possível ordenar as causas e as estratégias de intervenção adoptadas para o combater. Os resultados obtidos na explicação deste problema, puseram em evidência teorias de cariz essencialmente individualista centradas no handicap socïocultural do aluno. No que concerne às estratégias promoloras de eficácia adoptadas pelos professores; estas deixam de estar predominantemente centradas no aluno, para se centrarem na pratica sócio-institucional e biogenética. Se bem que os professores defendam que vale a pena lutar contra o insucesso educativo utilizando estratégias sistémicas para recuperar os alunos, estas são ainda pouco utilizadas por eles.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3427
ISSN: 1646-8848
Aparece nas Colecções:Artigos em Revista Internacional (ESTG)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
4_99-110TEORIAS EXPLICATIVAS DO INSUCESSO EDUCATIVO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO - UMA ANÁLISE EMPÍRICA.pdf489KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega