DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Artigos em Acta de Conferência Nacional (ESECD) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/3458

Título: Comparação do coeficiente de arrasto calculado com recurso a três formas distintas de medição da área de secção transversa do tronco em nadadores.
Autores: Morais, Jorge
Costa, Mário
Moreira, Marc
Morouço, Pedro
Garrido, Nuno
Silva, António
Marinho, Daniel
Barbosa, Tiago
Data: 2011
Editora: Associação Portuguesa de Técnicos de Natação
Citação: MORAIS JE, COSTA MJ, MOREIRA M, MOROUÇO P, GARRIDO ND, SILVA AJ, MARINHO DA, BARBOSA TM (2011) Comparação do coeficiente de arrasto calculado com recurso a três formas distintas de medição da área de secção transversa do tronco em nadadores. In Louro H, Cobra D, Silva P, Costa A (eds). Actas do 34º Congresso Técnico Cientifico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação. Ílhavo
Resumo: O acto de nadar é caracterizado pela aplicação intermitente de uma força propulsiva para ultrapassar o arrasto hidrodinâmico. Entre outros, o arrasto é condicionado pela área de superfície frontal, pela forma e pela velocidade a que um objecto se desloca no meio aquático. Foi objectivo deste estudo comparar o coeficiente de arrasto activo calculado com base em três formas distintas de avaliação da area de secção transversa do tronco: (i) medida com recurso a fotogrametria; (ii) estimada a partir das equações vigentes na literatura.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3458
Aparece nas Colecções:Artigos em Acta de Conferência Nacional (ESECD)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
2011 Morais et al - 34º Congresso APTN.pdf102KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega