DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Artigos em Acta de Conferência Nacional (ESECD) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/3460

Título: Estudo piloto de comparação da cinemática clássica e parâmetros não lineares nas três variantes do nado crol: completo, só com membros superiores e só com membros inferiores.
Autores: Bartolomeu, Raul
Costa, Mário
Barbosa, Tiago
Data: 2016
Editora: Associação Portuguesa de Técnicos de Natação
Citação: BARTOLOMEU R, COSTA MJ, BARBOSA TM (2016) Estudo piloto de comparação da cinemática clássica e parâmetros não lineares nas três variantes do nado crol: completo, só com membros superiores e só com membros inferiores. Actas do 39º Congresso Técnico Cientifico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação. Editor: APTN, Setúbal.
Resumo: A natação poder caracterizada como sendo uma técnica de locomoção em meio aquático baseada em ações periódicas dos membros superiores e inferiores de forma a vencer a força de arrasto e deslocar o corpo para a frente na água. No entanto, os padrões de nado dos humanos são bastante complexos e parecem exibir propriedades não-lineares, não podendo então ser caracterizados na sua totalidade recorrendo apenas às ferramentas da cinemática clássica. Estas propriedades não-lineares, nomeadamente a dimensão fratal (D) e a entropia (ApEn), pelo que é possível apurar, ainda não foram estudadas na locomoção aquática em humanos.Foi objetivo do presente estudo analisar as propriedades cinemáticas e não-lineares nas três variantes do nado de crol.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3460
Aparece nas Colecções:Artigos em Acta de Conferência Nacional (ESECD)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
2016 Bartolomeu et al - 39º Congresso APTN.pdf241KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega